terça-feira, 19 de maio de 2015

FÉ, DEVOÇÃO E GRATIDÃO

Foi com este espírito que milhares de fieis, na manhã do domingo (17/05) acorreram a Basílica da Penha, em Recife-PE, para festejar São Félix de Cantalice, primeiro santo da Ordem dos Frades Capuchinhos, que neste ano celebra o jubileu dos 500 anos de seu nascimento.
A celebração festiva de São Félix na Basílica da Penha embora tenha sido introduzida há apenas sete anos, se tornou rapidamente uma tradição na vida de fé desses devotos que semanalmente freqüentam este templo, de modo particular a cada sexta-feira, para participarem da tradicional bênção de São Félix. Todavia neste ano de 2015, a motivação para esta grande festa é o jubileu dos 500 anos do nascimento do primeiro santo capuchinho. A festa de hoje foi antecedida de um tríduo e faz parte de um programa planejado pela Província dos Capuchinhos com o objetivo de celebrar em âmbito provincial o jubileu de São Félix envolvendo assim todas as nossas fraternidades.
Aqui na Basílica tudo foi realizado como programamos em nível Provincial. Por esta razão alegramo-nos de modo muito especial com a presença da Fraternidade Coração Eucarístico de Caruaru que esteve conosco através de seu guardião, Frei Genivaldo Viana e vários pós-noviços. Também nos presenteou com sua participação o guardião do Convento Sagrado Coração de Jesus em Maceió, Frei William Almeida que trouxe consigo um grupo de 30 pessoas que vieram conhecer e participar de nossa festa.
A santa missa foi presidida por mim, Frei Luís de França e concelebrada por todos os confrades da fraternidade local e também pelos confrades das outras fraternidades acima citadas, dentro da solene Eucaristia abençoamos o óleo que utilizaremos nas bênçãos semanais até o ano vindouro. Terminada a celebração eucarística, realizamos a procissão com a imagem de São Félix, percorrendo as ruas adjacentes à Basílica, encerrando assim com beleza, fé e devoção a nossa solene festa de São Félix. E para nos alegrar ainda mais e fortalecer nosso empenho como Província, recebemos na tarde deste domingo afetuosa congratulações do Frei Gianfranco Palmisani, Ministro Provincial da Província dos Capuchinhos de Roma que além de nos felicitar pela bela festa, também nos convidou a participar do ano jubilar de São Félix em Roma, visto que aquela Província é guardiã do templo onde está sepultado São Félix. Também nosso Ministro Provincial, Frei Francisco Barreto se congratulou conosco por ocasião da solene festa de São Félix aqui na Basílica da Penha.
Que Deus seja louvado e que o exemplo de São Félix, fiel seguidor de Jesus, nos reanime na fé e na esperança e acima de tudo nos fortaleça na caridade e na misericórdia com os mais sofredores. Viva São Félix de Cantalice!
Frei Luís de França