Quem Somos

Somos Frades Menores Capuchinhos. São Francisco de Assis (1182-1226), é o nosso pai fundador. A Ordem dos Frades Menores, em seu esforço por permanecer fiel às intenções do fundador, São Francisco de Assis, passou por muitas dificuldades ao longo de sua história, o que a levou a desacordos e organizações diferentes. Os três ramos maiores da Primeira Ordem, os Frades Menores, os Frades Menores Conventuais e os Frades Menores Capuchinhos, tiveram cada um sua organização e estrutura legal.

Os Capuchinhos são o ramo mais recente, de 1528, quando alguns Frades Menores das Marcas, na Itália, quiseram viver uma vida mais estrita de oração e de pobreza para estarem mais perto das intenções originais de São Francisco. Graças ao apoio de benfeitores e do papa da época, o novo ramo obteve bem depressa o reconhecimento e cresceu rapidamente, primeiro na Itália e depois, após 1574, em toda a Europa. Aqui, no Brasil estiveram frades franceses pela primeira vez em 1612, no Maranhão, sendo, depois, expulsos por causa de desentendimentos entre França e Portugal. Chegaram a Pernambuco na época do governo holand~es, nos idos de 1642, morando inicialmente em Olinda. Finalmente, estabeleceram em recife no ano de 1656.

O nome “capuchinhos” refere-se à forma especial do longo capuz; no começo foi como um apelido, depois passou o nome oficial da Ordem, que atualmente existe em 99 países em todo o mundo, com cerca de 11.000 frades que vivem em mais de 1.800 comunidades (fraternidades). Características de nosos estilo de vida: simplicidade, proximidade do povo, espírito fraterno em nossas Fraternidades e no apostolado que realizamos, em especial, as Santas Missões Populares, onde tanto se destacou nos últimos tempo o Servo de Deus Freri Damião de Bozzano.

Os frades Capuchinhos se identificam com o povo e com suas causas, suas dores e alegrias. O chão sofrido do Nordeste está marcado pelas pegadas das sandálias capuchinhas desde o século XVII. A voz enérgica dos antigos missionários, seus feitos, sua santidade; os frades de hoje, com seu testemunho de vida e os desafios hodiernos, têm sido expressão clara do carisma franciscano resistindo nestas terras tal qual mandacaru nas secas do sertão.