sábado, 31 de maio de 2014

Festa de Frei Damião de Bozzano em Caruaru

DSC 1450Fé, devoção, e missa marcaram o último domingo de maio em Caruaru, com a segunda festa em memória a frei Damião de Bozzano no local onde será erguido o Memorial do Agreste. Milhares de fiéis e devotos do missionário capuchinho que por mais de cinquenta anos, pregou missões por todo Nordeste brasileiro, se reuniram em Caruaru, vindos de várias cidades, para celebrarem, recordarem e tocarem em relíquias que pertenceram ao “Apóstolo do Nordeste”, como chamam frei Damião.
DSC 1456Já às 6h, fiéis se reuniram em frente ao convento dos capuchinhos para juntamente com frei Antônio Lopes fazerem a caminhada de frei Damião, percorrendo ruas de Caruaru e a BR 104, até o local do evento. Em outro local da cidade, reuniram-se os cavaleiros e motoqueiros da Rota da Fé, que saíram da cidade cearense de Juazeiro do Norte no dia 14 deste mês, até Caruaru divulgando a festa deste domingo nas muitas cidades por onde passaram em um trajeto de 580 km. A chegada de ambos os grupos foi muito comemorada pelos romeiros que já estavam no Memorial desde cedo, rezando e cantando louvores a Deus por este dia.
DSC 1549 copyOs frades Francisco Barreto e Antônio Lopes, presidente e vice da DAMIAORG, organização que administra as obras do Memorial do Agreste, entregaram um certificado aos motoqueiros e cavaleiros, em agradecimento pelos esforços empreendidos por eles na divulgação da festa. Everaldo Torres, um dos cavaleiros falou em nome dos demais: “Estamos gratos pela receptividade de todos, mas apesar do cansaço após essa longa jornada da Rota da Fé, estamos gratificados pela oportunidade de evangelizarmos e sermos evangelizados em todas as cidades onde passamos, a companhia dos frades em todo trajeto, foi fundamental para o sucesso da jornada, frei Aureliano, cavalgou conosco, cantando e aboiando. Os freis Enoque Salvador e Nunes, que sempre estavam a nossa frente preparando a recepção nas cidades e vilas onde passamos. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Foi tudo muito bom e hoje, essa festa maravilhosa. ”
DSC 1467Em seguida, teve início a missa, presidida por frei Francisco e concelebrada pelos frades, Aureliano, Enoque, Lopes, Dimas, e o diácono Eliomar, a homília coube a frei Enoque que falando sobre a experiência missionaria essa Rota da Fé, têm muito a ensinar a cada um de nós, pois é dever do batizado ser missionário, não é uma escolha como que de privilegio, mas sim um mandado do Senhor Jesus, ainda mais neste período do Papa Francisco, que insiste na missionariedade da igreja. Encerrando esta manhã festiva para todos os presentes, os frades abençoaram a todos.
Charles Cavalcanti. 
Fonte: http://www.jcenews.com.br/