quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Frades Capuchinhos se reúnem para II Etapa da Schola Fratrum



Estamos reunidos em Hidrolândia – GO, um grupo de 30 frades (franciscanos capuchinhos do Brasil) que trabalham diretamente com a Formação Inicial dos novos frades. Esta modalidade de encontro, com a finalidade de “formar formadores”, foi uma iniciativa da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil) e tem colaborado muito com a formação inicial nas 12 circunscrições do Brasil.

Nosso primeiro assessor nesta etapa foi Frei Rubens Nunes da Mota da Província do Brasil Central que é também assessor do Setor Juventudes da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e que atualmente reside em Campo Grande – MS. Frei Rubens partilhou sobre o seu trabalho e nos ajudou a compreender melhor a situação em que se encontra as “juventudes” na contemporaneidade, possibilitando-nos uma compreensão e leitura francicana. “Temos como herança um Carisma que fala essencialmente do mundo afetivo, o carisma franciscano que é a convivência Fraterna. Nos 800 anos do Carisma Franciscano foi se ressaltando como este nasceu do encontro com o humano marginalizado, antes negado por Francisco, agora assumido. Ao abraçar o leproso Francisco rompe com o que divide e marginaliza, passando do nojo e medo da lepra, o diferente que ameaçava, para o encontro e união fraterna”(Frei Rubens). Nesta primeira semana  tivemos a presença do Frei Francisco Barreto, Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB, com alegria abriu esta etapa da Schola Fratum nos incentivando a continuar firmes neste caminho. 
Permaneceremos reunidos na Casa de Cursos e Retiros, Frei Leopoldo Mandic, em Hidrolândia – GO até o dia 31 de Janeiro e teremos a presença de outros assessores: Frei Sérgio Dal Moro, Frei Evaldo e Frei Mariosvaldo.
Frades Capuchinhos
Schola Fratrum