No último dia 19 de janeiro de 2012, comemorou-se o primeiro ano do ordinariato estabelecido pela primeira vez para as comunidades anglicanas em busca da plena comunhão com Roma se caracterizou por ser "alegre e grato", segundo o líder do grupo. Mas há também mal-entendidos a serem abordados, reconheceu ele. O último domingo marcou o primeiro aniversário da criação do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. Em 15 de janeiro de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou um decreto que estabeleceu formalmente um ordinariato pessoal na Inglaterra e Gales para os grupos de anglicanos e seu clero que desejassem entrar em plena comunhão com a Igreja católica. Segundo o site do ordinariato, cerca de 500 católicos e anglicanos se reuniram para comemorar o aniversário com solenes vésperas e uma procissão do Santíssimo Sacramento, seguida pela bênção na igreja de Santiago de Londres. A liturgia foi celebrada em ação de graças pela decisão do papa de permitir aos anglicanos que desejam entrar na Igreja Católica a conservação das suas orações e liturgia tradicionais. Durante o sermão, o ordinário Dom Keith Newton afirmou: "Nesta noite, temos muito a comemorar e a agradecer. Pelos dons e riquezas espirituais do anglicanismo, que nutre a nossa fé. Pelo calor das boas-vindas e pelo apoio que recebemos de muitos católicos. Pela visão, amor e fé do nosso santo padre, o papa Bento XVI".
Dom Newton também publicou uma carta pastoral por ocasião do aniversário. "Um ano não é muito tempo na vida de nenhuma instituição, em particular na Igreja católica, mas, como é um momento tão histórico, não devemos deixá-lo passar sem fazer uma reflexão". "Dou graças a Deus pela coragem e fé de vocês, às vezes com custo pessoal", comentou o bispo, ao refletir sobre a transição no último ano. Também agradeceu às congregações católicas e às pessoas que deram seu apoio durante o primeiro ano de existência do ordinariato. "Houve, certamente, decepções e contratempos no caminho, mas eles foram superados pelo calor do acolhimento e pela consciência de estarmos em comunhão com a sede de Pedro e com inumeráveis pessoas ao redor do mundo", continuou.
Brasão do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham.
Profético
Dom Newton reconheceu que houve alguns mal-entendidos, em parte porque muitos católicos não tiveram contato de primeira mão com o ordinariato nem com os seus membros. "Depende de todos nós ajudar as pessoas a entender, e a tornar realidade, a visão que o papa Bento XVI colocou diante de nós: que o ordinariato deve ser ‘um gesto profético’, para contribuir com o objetivo mais amplo da unidade visível entre a Igreja católica e a comunhão anglicana", exortou. O ordinário também anunciou que mais gente se unirá ao ordinariato neste ano. Disse que vários grupos entrarão nesta semana santa e que também haverá ordenações sacerdotais durante o tempo de Pentecostes. "Fazemos parte de um momento histórico na Igreja. Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar, para atingirmos as possibilidades e as oportunidades que este ano colocou diante de nós, recordando que nada se conseguirá sem a oração e sem a santidade de vida", concluiu Dom Newton. Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário