13º Capítulo Geral dos leigos fundados por São Francisco
Na mesma semana em que Bento XVI celebrará em Assis um encontro pela paz, acontece em São Paulo o Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular.
O Ordem Franciscana Secular (OFS), fundada por São Francisco de Assis – informa a ZENIT Eduardo Molino OFS, da Argentina – foi, durante os últimos 800 anos, expressão do carisma franciscano nos diversos modos de vida leiga no mundo. Cada três anos, realiza um capítulo geral com representantes dos 5 continentes que animam a vida franciscana em 65 países. Este ano, o Capítulo Geral está sendo realizado no Brasil, no Centro Pastoral Santa Sé, de São Paulo; começou no dia 22 e terminará no dia 29 de outubro. Seu objetivo é examinar o que foi feito pela presidência do Conselho Internacional (CIOFS) em relação às conclusões do Capítulo Geral de 2008, celebrado na Hungria, particularmente no âmbito da formação, da comunicação, da Juventude Franciscana, da presença e do testemunho dos franciscanos leigos na sociedade e das ações dirigidas às novas presenças que emergem em mais de 40 países ao redor do mundo. Os participantes estão refletindo sobre o tema central, “Evangelizados para evangelizar”, e sobre questões como “Vocação específica para uma missão particular”, “Construção de um mundo fraterno e evangélico”. Haverá uma mesa redonda, com a participação de leigos franciscanos da Guatemala, Haiti, Ruanda, Brasil e Croácia, que darão seu testemunho particular nos campos onde desenvolvem sua vivência franciscana leiga. Igualmente, haverá a participação de franciscanos leigos que levam a cabo a animação e guia da Missão na China, que se realiza nesse país com o apoio da Presidência do Conselho Internacional da OFS. Os presentes ouvirão também a relação de um casal canadense que falará sobre sua experiência como casal no contexto da espiritualidade da OFS.
No Capítulo, será dado a conhecer o resultado da pesquisa demográfica enviada a todos os países; o desenvolvimento das Fraternidades Emergentes; determinarão as linhas e os critérios para as finanças do próximo triênio; e se dará a conhecer o documento que ajudará a compreender o papel dos animadores fraternos da OFS para aJuventude Franciscana (JuFra). A JuFra está representada por 6 conselheiros internacionais que foram eleitos para representar as fraternidades da América Central, América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia-Oceania. O dia 27 de outubro será um dia em comunhão com o Papa, que, em Assis, se reunirá com os principais líderes religiosos do mundo, para continuar implorando pela paz, como há 25 anos fizera seu predecessor, o Beato João Paulo II. Na Casa Santa Sé, em São Paulo, tudo foi preparado cuidadosamente para receber os conselheiros internacionais deste Capítulo, que, junto aos colaboradores, tradutores e alguns assistentes espirituais franciscanos, somam cerca de 130 participantes. Fontes: Zenit e CIOFS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário