No dia 14/01, o Santo Padre Bento XVI recebeu em audiência particular o Cardeal Ângelo Amato, SDB, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, durante a qual autorizou a mesma congregação a promulgar os Decretos relativos a alguns Servos de Deus (em processo de beatificação e canonização), dentro os quais está Francisca de Paula de Jesus, chamada "Nhá Chica", leiga; nascida em São João del Rei, Brasil, em 1810 e falecida em Baependi, Brasil, a 14/06/1895. Fonte: L"Osservatore Romano, 15/01/2011.
A partir de agora Francisca de Paula de Jesus passa a ao título de Venerável. O próximo passo do processo de Beatificação será a análise do milagre a ser estudado pela Comissão de Médicos e Cardeais da Congregação da Causa dos Santos.
Um pouco de sua história: Nhá Chica soube administrar muito bem e fazer prosperar a herança espiritual que recebera da mãe. Nunca se casou. Rejeitou com liberdade a todas as propostas de casamento que lhes apareceram. Foi toda do Senhor. Se dava bem com os pobres, ricos e com os mais necessitados. Atendia a todos os que a procuravam, sem discriminar ninguém e, para todos tinha uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Ainda muito jovem, era procurada para dar conselhos, fazer orações e dar sugestões para pessoas que lidavam com negócio. Muitos, não tomavam decisões sem primeiro consultá-la, e para tantas pessoas, ela era considerada uma “santa”, todavia em resposta para quem quis saber quem ela, realmente, era, respondeu com tranquilidade: “... É porque eu rezo com fé.“
Nenhum comentário:
Postar um comentário