terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fim do Capítulo Geral dos Capuchinhos

Tudo está consumado! No sábado pela deram-se as últimas votações e foi encerrado oficialmente o LXXXIV Capítulo Geral. As Comissões fizeram as últimas formalidades jurídicas. Temos um texto constitucional realmente belo e enriquecido. Agora o importante é renovar e enriquecer os nossos corações.
Buon cammino!
O ministro geral frei Mauro Jöhri encerrou o Capítulo
O Ministro Geral, antes do encerramento oficial do Capítulo, agradeceu de modo particular a todos os frades que colaboraram para o bom êxito do Capítulo: toda uma plêiade de frades que executou com eficiência os mais diversos serviços. Foi agradável dizer-lhes muito obrigado. Ninguém foi esquecido: das Comissões do Projeto 2006, à Comissão que preparou o apreciado “instrumentum laboris”, passando pela Comissão preparatória do Capítulo e as Comissões Capitulares, os oficiais, os tradutores, os intérpretes, o latinista, o pessoal da cozinha, da limpeza, etc. a todos. Às 10, 30 h celebramos a Eucaristia de ação de graças e encerramento do Capítulo.
Peregrinação ao Santuário de Padre Pio
No sábado à tarde os frades partiram a San Giovanni Rotondo em peregrinação ao Santuário do Padre Pio. O acolhimento da parte dos frades da Província de Foggia foi ótimo. No sábado após a janta rezamos o terço, presidido pelo Conselheiro Geral para a Itália, Frei Raffaele Della Valle. Em seguida visitamos a Basílica e a Cripta, com a guia de Frei Francesco Colacelli. É de encher os olhos e ilumina a mente pela bela catequese em mosaico, obra do artista Pe. Rupnik, S. J. À meia-noite o Ministro Geral presidiu a soleníssima celebração eucarística com grande participação do povo, já no Santuário desde a tarde. No final o relato do trânsito do Padre Pio, terminando às 2,30 da manhã, a hora exata de sua partida. No domingo, após o rosário presidido pelo Vigário Geral, Fr. Stefan Kozuh houve às 11 h a solene celebração eucarística presidida pelo emérito Cardeal Ruini. Muitíssima gente e tantíssimos frades. Foi um modo especial de dar graças a Deus por sermos seus filhos, chamados a viver a experiência de Francisco. Cada um retorna à sua fraternidade com uma bela e tocante experiência no coração. Deo gratias!
Fonte: OFMCap.