sábado, 8 de março de 2014

Romeiros se reúnem na Vila São Francisco para retiro de carnaval


DSC 0038A Vila São Francisco, no município alagoano de Quebrangulo, recebeu mais de 20 mil romeiros nos dias 02 a 05 de março, vindos de vários Estados do Nordeste, para passarem o período do carnaval em retiro de orações, celebrações Eucarísticas e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Essas romarias tiveram início nos anos 50 do século passado, com o fundador da Vila Antônio Fernandes de Amorim, Franciscano Secular (mais conhecido como Antônio Franciscano), mais tomou uma dimensão bem maior, quando Frei Damião resolveu passar o período de carnaval na Vila, por ela estar fora de toda agitação do período. Este ano o atual administrador da Igreja Santuário de São Francisco de Assis e do orfanato São Francisco de Assis, Frei Tiago Felipe, realizou celebrações Eucarísticas durante o retiro, nos horários das 5h, 10h, 15h, 19h30, todos os dias, e estiveram todas repletas de romeiros.
DSC 0012Na terça-feira dia 04, às 10h, a celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes, que na homília lembrou de todas essas pessoas que fizeram a história da Vila, mas que o importante é seguir a Cristo, e seu evangelho. “O maior exemplo de vida e santidade de Antônio Franciscano, Frei Damião e Frei Fernando Rossi, sim, eles fizeram tudo em vida pelo Evangelho, e vocês, romeiros que se encontraram nestes dias para fazerem seu retiro espiritual na Vila, não esqueçam destes homens”.
DSC 0005A Vila foi fundada nos anos 50, com o ideal da partilha entre todos por seu fundador Antônio Franciscano, com os dons que a terra concedia, e até os dias atuais se mantém assim, as pessoas colhem os frutos em suas terras e retiram uma porção para doar ao orfanato da Vila. O orfanato São Francisco de Assis, onde eram acolhidas as filhas que muitos não tinham condições de criar, e após estarem crescidas voltavam para casa de seus pais. No mês de julho de 2013, após a morte de Frei Fernando Rossi, companheiro de Frei Damião por mais de 50 anos e que morava na Vila, os frades capuchinhos da mesma ordem franciscana de Frei Damião de Bozzano, assumiram a administração da Vila, e se deu um novo impulso as romarias com a presença de um número bem maior de frades para atender os romeiros, principalmente no período do carnaval. Frei Tiago Felipe, administrador da Igreja Santuário e do Orfanato, sempre muito gentil com as pessoas, vem atraindo mais pessoas que em períodos anteriores.

DSC 0073Na romaria da Vila São Francisco se respira a simplicidade dos agricultores, trabalhadores da cana de açúcar e pequenos comerciantes que se retiram no período do carnaval, para agradecer e fazerem suas preces a Deus e a intercessão de São Francisco de Assis, patrono dos pobres e desprezados da sociedade, e também, a Frei Damião, capuchinho que até poucos anos (16) estava entre eles, com suas missões por todo Nordeste, e na Vila, os encontrava nos dias de carnaval para ouvir as confissões e celebrar Missas.

Todos consideram Frei Damião Santo, e muitos têm na memória os conselhos e orientações que ouviram dele, como Dona Maria de Fátima da cidade alagoana de Santana do Ipanema: “Meu marido me traía com muitas mulheres, e eu estava decidida a deixá-lo, em uma confissão com Frei Damião aqui na Vila, ele falou; ‘Minha filha, fique tranquila que logo em breve seu marido vai deixar de ser adultero, pois você é uma esposa honesta e fiel, e Deus não desampara os seus filhos, tenha paciência’. Meu marido também estava na Vila, e veio confessar-se com Frei Damião e para surpresa dele, o frei disse: ‘Você gostaria que sua mulher tivesse outro homem? pois se converta e respeite a sua mulher e seus 8 filhos’. Isso fez ele mudar de imediato, pois nunca tinha se confessado com Frei Damião e ele não o conhecia, então entendeu que era Deus falando para ele pelo frade e até hoje, nunca mais ele me traiu”.

DSC 0052A Vila São Francisco é tida como o “Juazeirinho das Alagoas”, pois, assim como o Juazeiro do Norte atrai multidões de romeiros, também esse recinto franciscano acolhe durante todo ano essas pessoas que buscam em Deus e na intercessão do Pai Seráfico, Francisco de Assis, a resposta para seus anseios, o conforto para suas angustias e acima de tudo uma esperança para suas labutas.

Charles Cavalcanti.
Fonte:http://www.jcenews.com.br