terça-feira, 28 de maio de 2013

FESTA DE FREI DAMIÃO EM CARUARU-PE


Os frades capuchinhos realizaram no domingo 26 de maio em Caruaru, a primeira festa em memória do frei Damião de Bozzano. Vários eventos paralelos contribuíram para a festa, destacando-se a caminhada dos devotos do "Apóstolo do Nordeste" que teve início às 6h, saindo do convento dos capuchinho, percorrendo ruas e avenidas da cidade e um longo trecho da BR 104, até o terreno onde será edificado o Memorial Frei Damião do Agreste, local da festa. Houve também uma cavalgada que saiu dia 18 de maio da cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, com o lema: Rota da Fé, divulgando a Festa de Frei Damião em Caruaru Pernambuco. A festa contou com a presença de aproximadamente 4 mil pessoas que animadas e rendendo louvores e graças a Deus por graças alcançadas, fazendo memória ao missionário Frei Damião, que durante sua peregrinação por mais de 50 anos no nordeste, deixou um legado de Amor a Deus e aos Sacramentos ministrados pela Igreja, em especial a Eucaristia.

Este ano fazem 16 anos da morte de frei Damião, e nesta festa, foi inaugurado o galpão para melhor acolher as pessoas que participam das missas celebradas aqui, no terceiro domingo de cada mês e também uma estatua de frei Damião, obras que ficarão permanentes até a construção do Memorial. O evento foi organizado pelos freis Abelardo Oliveira e Antônio Lopes, presidente e vice da FREIDAMIAORG, entidade responsável pela construção e administração do futuro Santuário. Destaca-se também a participação das várias pastorais e comunidades rurais da Paróquia do Coração Eucarístico em seu envolvimento para realização deste evento.

A caminhada organizada por frei Lopes tem crescido em número de participantes e neste dia sua maior participação, calcula-se em torno de 500 pessoas que fizeram o percurso do convento ao Memorial, realizando paradas estratégicas, como por exemplo, em frente à casa de saúde Santa Efigênia, para pedirem a Deus a recuperação da saúde das pessoas que ali se encontram enfermas, relembrando assim as missões de frei Damião. Já os cavaleiros que saíram da cidade de Juazeiro do Norte, terra de padre Cícero e local de enormes romarias, vieram nesta longa cavalgada de 500 KM, divulgando a festa de frei Damião em Caruaru, fazendo paralelo com as romarias realizadas para a cidade cearense. 

A participação dos devotos de frei Damião em sua primeira festa em Caruaru foi considerada excelente por seus organizadores, que agradeceram a colaboração de todos os envolvidos no evento em memória ao “Apóstolo do Nordeste”, como é conhecido entre os romeiros frei Damião, por toda sua dedicação em levar a palavra de Deus aos mais pobres e necessitados, desta região tão sofrida por constantes secas. 
Charles Cavalcanti.
Alguns momentos da Festa de Fr. Damião