sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Marcada a beatificação de Nhá Chica

O Bispo da Diocese de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, anunciou nesta sexta-feira (14) a data da cerimônia de beatificação de Nhá Chica. O cerimonial foi marcado para o dia 11 de maio de 2013, em Baependi (MG). O local ainda não foi definido.
Francisca de Paula de Jesus, conhecida popularmente como Nhá Chica, nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei, município do estado brasileiro de Minas Gerais, onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810[1]. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul deste estado, onde viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento, porém só foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, construída por ela.
Filha e neta de escravos, Francisca de Paula de Jesus ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade. Leiga extraordinária, foi chamada ainda em vida de "a mãe dos pobres". Respeitada por todos que a procuravam, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade mineira de Baependi. Francisca de Paula de Jesus também era conhecida com "Nhá Chica".
Fonte: Wikipedia.

"Só desejei ouvir as Escrituras Santas; alguém fez-me esse favor, fiquei satisfeita". (Nhá Chica).