quarta-feira, 18 de abril de 2012

FREI SALVADOR PINZETTA - Fase Diocesana do Processo de Beatificação e Canonização em conclusão

Conforme o bispo postulador, Dom Ângelo Domingos Salvador, que atua como uma espécie de advogado no processo, já foi concluída a coleta de depoimentos de 53 pessoas ligadas ao Frei Salvador Pinzetta. Segundo ele, uma comissão histórica, que também fez parte do Tribunal Eclesiástico, está concluindo o exame de documentos sobre a vida de Frei Salvador. De acordo com o postulador da causa, o relatório desta etapa será divulgado no próximo dia 16. Dom Ângelo informa que a conclusão da fase diocesana do processo de beatificação será realizada em cerimônia na cidade de Flores da Cunha, em data a ser definida.


O processo foi iniciado há praticamente um ano. Conforme o presidente do Tribunal Eclesiástico, em todo o processo, que tem cerca de mil páginas, os relatos mostram que Frei Salvador Pinzetta foi uma unanimidade.
Frei Salvador, cujo nome de batismo era Hermínio Pinzetta, nasceu no município de Casca, em 29 de julho de 1911, e teve uma vida baseada na simplicidade. Sua profissão de fé foi feita em janeiro de 1946 e viveu no Convento dos Freis Capuchinhos em Flores da Cunha. Frei Salvador morreu no dia 31 de maio de 1972, numa quinta-feira de Corpus Christi, e há 22 anos é realizada a Romaria em sua memória naquele município. A beatificação é considerada um passo anterior no sentido da canonização, que significa ser declarado santo. A causa de Beatificação já está nas redes sociais.