ROMA - No dia 22 de maio de 2012 celebramos os 300 anos da canonização de S. Félix de Cantalice. Com a bênção do Ministro Geral, a Província Romana está e organizando um “ANO FELICIANO”. Como escreveu o Ministro Geral na sua carta de 22 de dezembro de 2011, enviada ao Ministro Provincial de Roma, frei Carmine A. De Filippis: “A ocasião é propícia não tanto para multiplicar os eventos e as celebrações […] mas para aprofundar ainda mais o conhecimento deste nosso Santo. São Félix de Cantalice, não é só um “Santo” entre tantos outros Santos da Ordem; mas é o iniciador, o modelo, quase a forma, em que foram “modelados“ e, graças a Deus, continuam a “modelar-se” tantos de nossos maravilhosos irmãos” […] A Província Romana ativa-se para organizar do melhor modo este Ano Feliciano com eventos e celebrações. Espera-se nesta ocorrência do tricentenário da santidade de São Félix de Cantalice, uma carta do Ministro Geral, manifestando a gratidão, a alegria e a esperança de toda a Ordem. No dia 9 de setembro de 2012 está prevista pela manhã a peregrinação ao túmulo de São Félix de Cantalice, dos frades Capitulares do LXXXIV° Capítulo Geral.
CELEBRAÇÕES
18 de maio de 2012 - Festa de São Félix de Cantalice. Anúncio solene do Ano Feliciano em todos os Conventos e Casas dos Capuchinhos. Em Roma na SS. Concezione: Encontro Mariano Provincial e solene concelebração eucarística, às 12 h, pelo tricentenário da canonização de São Félix de Cantalice. Na tarde inauguração do Convento reestruturado da Via Vêneto e do Museu.
18 de maio de 2013 Roma – São Felix de Cantalice – às 18h solene concelebração eucarística presidida por S. Excia. Card. Comastri.
22 de maio de 2013 Civitavecchia – São Félix de Cantalice, Encontro Mariano Provincial e encerramento do Ano Feliciano.
EVENTOS espirituais e culturais
- Encontro nacional da Formação Permanente, em Frascati no período outonal.
- Mostra itinerante (a partir de outubro).
- Itinerário Feliciano em Roma: 2-3 propostas para os frades; datas a estabelecer.
- Itinerário Feliciano no Lazio: será dado às fraternidades um opúsculo a ser usado pessoalmente e/ou por peregrinação com a OFS e o povo.
- Encontros com Oratorianos, Camilianos e Jesuitas. Recital em homenagem a São Félix de Cantalice. Fonte: OFMCap.