terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PRIMEIRO ANO DO ORDINARIATO DE NOSSA SENHORA DE WALSINGHAM: Centenas de anglicanos e católicos celebram, mesmo reconhecendo as dificuldades


No último dia 19 de janeiro de 2012,  comemorou-se o primeiro ano do ordinariato estabelecido pela primeira vez para as comunidades anglicanas em busca da plena comunhão com Roma se caracterizou por ser "alegre e grato", segundo o líder do grupo. Mas há também mal-entendidos a serem abordados, reconheceu ele.  O último domingo marcou o primeiro aniversário da criação do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. Em 15 de janeiro de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou um decreto que estabeleceu formalmente um ordinariato pessoal na Inglaterra e Gales para os grupos de anglicanos e seu clero que desejassem entrar em plena comunhão com a Igreja católica. Segundo o site do ordinariato, cerca de 500 católicos e anglicanos se reuniram para comemorar o aniversário com solenes vésperas e uma procissão do Santíssimo Sacramento, seguida pela bênção na igreja de Santiago de Londres. A liturgia foi celebrada em ação de graças pela decisão do papa de permitir aos anglicanos que desejam entrar na Igreja Católica a conservação das suas orações e liturgia tradicionais.  Durante o sermão, o ordinário Dom Keith Newton afirmou: "Nesta noite, temos muito a comemorar e a agradecer. Pelos dons e riquezas espirituais do anglicanismo, que nutre a nossa fé. Pelo calor das boas-vindas e pelo apoio que recebemos de muitos católicos. Pela visão, amor e fé do nosso santo padre, o papa Bento XVI".

Dom Newton também publicou uma carta pastoral por ocasião do aniversário. "Um ano não é muito tempo na vida de nenhuma instituição, em particular na Igreja católica, mas, como é um momento tão histórico, não devemos deixá-lo passar sem fazer uma reflexão".  "Dou graças a Deus pela coragem e fé de vocês, às vezes com custo pessoal", comentou o bispo, ao refletir sobre a transição no último ano. Também agradeceu às congregações católicas e às pessoas que deram seu apoio durante o primeiro ano de existência do ordinariato.  "Houve, certamente, decepções e contratempos no caminho, mas eles foram superados pelo calor do acolhimento e pela consciência de estarmos em comunhão com a sede de Pedro e com inumeráveis pessoas ao redor do mundo", continuou.

Brasão do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham.
Brasão do Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham.

Profético
Dom Newton reconheceu que houve alguns mal-entendidos, em parte porque muitos católicos não tiveram contato de primeira mão com o ordinariato nem com os seus membros. "Depende de todos nós ajudar as pessoas a entender, e a tornar realidade, a visão que o papa Bento XVI colocou diante de nós: que o ordinariato deve ser ‘um gesto profético’, para contribuir com o objetivo mais amplo da unidade visível entre a Igreja católica e a comunhão anglicana", exortou.  O ordinário também anunciou que mais gente se unirá ao ordinariato neste ano. Disse que vários grupos entrarão nesta semana santa e que também haverá ordenações sacerdotais durante o tempo de Pentecostes.  "Fazemos parte de um momento histórico na Igreja. Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar, para atingirmos as possibilidades e as oportunidades que este ano colocou diante de nós, recordando que nada se conseguirá sem a oração e sem a santidade de vida", concluiu Dom Newton. Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário