quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bispos do CEP e coordenadores de pastoral se reúnem na CNBB Nordeste 2




Estiveram reunidos, nos dias 17 e 18 de outubro, os Coordenadores de Pastoral das 21 Dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte; e o Conselho Episcopal Pastoral (CEP), o qual é formado pelos bispos referenciais das 12 Comissões Regionais de Pastoral da CNBB Regional Nordeste 2. O Conselho, que se reúne três vezes ao ano, conforme o regulamento da CNBB, tem a responsabilidade de acompanhar a vida Pastoral do Regional.

Na segunda-feira, 17, foram realizadas duas reuniões simultâneas. Numa só participaram os Coordenadores de Pastoral, que discutiram questões pertinentes às suas Dioceses e a todo o Regional. Na outra, os bispos do CEP se reuniram para tratar de variadas questões de âmbito regional. Na terça-feira, 18, foi realizada uma reunião com a participação de todos os membros do CEP e coordenadores de Pastoral. Nesta reunião, além de expor os resultados das reuniões do dia anterior, os participantes fizeram uma avaliação da 46ª Assembleia Pastoral Regional, realizada de 01 a 04 de setembro deste ano. Os compromissos assumidos na Assembleia, como o fortalecimento da Escola de Fé e Política em suas fases Diocesana, Regional e Nacional; o fortalecimento do Grito dos Excluídos; o incentivo à participação das Dioceses na IV Semana Social; e o cuidado com a formação permanente dos conselheiros municipais e garantir a representação das Dioceses e Paróquias nos Conselhos Estaduais/Municipais pertinentes. Outro assunto em pauta que mereceu especial atenção foi a Jornada Mundial da Juventude, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, em 2013. A Comissão Pastoral da Juventude, cujo Bispo referencial é Dom Bernardino Marchió, da Diocese de Caruaru-PE, apresentou aos participantes da reunião a agenda de trabalhos já programados. Entre eles, a programação da Peregrinação da Cruz da JMJ no Regional, que se inicia em 10 de janeiro na Diocese de Penedo, e se estende até 17 de fevereiro na Diocese de Mossoró.

Essas reuniões simultâneas seguidas de uma reunião no dia seguinte com a presença de todos, foi um procedimento criado recentemente pela CNBB Nordeste 2, de modo a ter um melhor aproveitamento no andamento das atividades do Regional e das Dioceses.

Fonte: Assessoria da CNBB NE2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário