terça-feira, 26 de julho de 2011

Bispo de Pesqueira-PE despede-se


Fiéis das paróquias da diocese de Pesqueira (PE) participaram, no último domingo, 24, da cerimônia de despedida do bispo dom Francisco Biasin, que assumirá a diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ), no próximo mês. A missa, realizada na Catedral de Santa Águeda, contou com a participação de padres da diocese, religiosas, autoridades de vários municípios e de um representante da diocese de Afogados da Ingazeira (PE).
domfrancescobiasin2
Durante a cerimônia, o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, condecorou dom Francisco com a Medalha do Mérito dos Guararapes, a maior comenda do estado. Na ocasião, o governador referendou as ações desenvolvidas pelo bispo no sentido de aproximar a sociedade civil do poder público. O bispo, segundo Eduardo Campos, ajudou muito as comunidades rurais e a todo o povo que luta por justiça nesta região. “Teve nele um líder religioso com muita qualidade e com muitas virtudes.”, destacou. Cerca de mil e quinhentas pessoas prestigiaram a solenidade, se despediram do bispo com cantos de louvor e orações.
domfrancescobiasinDom Francisco Biasin chegou à diocese de Pesqueira, em 2003. Em seu discurso, dom Francisco fez uma homenagem especial aos vocacionados, seminaristas e religiosos: “Eles têm um chamado de Deus e são determinados na força da fé”, afirmou. A prefeita de Pesqueira, Cleide Oliveira, em nome dos gestores municipais da região, disse que o bispo “se tornou um irmão” do povo pernambucano. E que sempre trabalhou no sentido de manter “um diálogo fecundo” para proporcionar e articular ações de segurança alimentar e social. Representando as pastorais e movimentos eclesiais, a secretária de pastoral, Geilza Pinheiro, fez uma mensagem de agradecimento, destacando a atuação direta de dom Francisco para a organização da pastoral orgânica, o apoio às iniciativas dos organismos sociais e a dedicação ao anúncio e vivência da Palavra de Deus – a partir de projetos pastorais como as Santas Missões Populares. Antes da bênção final, dois representantes indígenas da região entregaram um cálice de presente, em nome da Igreja diocesana. No dia 28 de agosto, dom Francisco toma posse como bispo da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda
Fonte: CNBB
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário