O bispo da Diocese de Pesqueira, dom Francisco Biasin, foi nomeado na manhã desta quarta-feira, 8, pelo papa Bento XVI, bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Dom Biasin é italiano da cidade de Arzercavalli (Pádua) e está há oito anos a frente da diocese localizada no Agreste pernambucano. No mês de maio, ele foi eleito presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Francisco Biasin subsitituirá dom João Maria Messi, que teve o seu pedido de renúncia ao episcopado carioca aceito pelo papa Bento XVI. A renúncia tem como base o cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos. Na última quinta-feira, 2, dom Biasin esteve na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) onde participou de celebração ecumênica, que marcou o fim do período letivo do curso de Teologia da instituição. O bispo defendeu em seu discurso o fim da intolerância religiosa. “Nós não somos chamados a sermos convertidos a uma igreja, mas há Jesus e assim, as igrejas convergirão para o Senhor”. “Ser diferente não é ser inimigo. Não é ser melhor nem pior. É enriquecermos mutuamente”, disse. Na ocasião, dom Francisco lembrou que as igrejas cristãs celebram esta semana (5 a 11 de junho) a Semana de oração pela unidade dos cristãos.
Dom Francisco redigiu uma carta onde agradece aos fiéis da Diocese de Pesqueira e fala de sua nova missão. “O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Episcopal recebida no meio de vocês e para vocês. Quem poderia duvidar que a praça da Catedral de Pesqueira, ao cair da tarde daquele dia 12 de outubro de 2003, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus, sob o manto da Mãe Aparecida, no caloroso abraço do povo em festa pela chegada do novo pastor?”, afirmou.
Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações da CNBB
com informações da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário