quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dom Francesco Biasin é nomeado para a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ)


O bispo da Diocese de Pesqueira, dom Francisco Biasin, foi nomeado na manhã desta quarta-feira, 8, pelo papa Bento XVI, bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Dom Biasin é italiano da cidade de Arzercavalli (Pádua) e está há oito anos a frente da diocese localizada no Agreste pernambucano. No mês de maio, ele foi eleito presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Francisco Biasin subsitituirá dom João Maria Messi, que teve o seu pedido de renúncia ao episcopado carioca aceito pelo papa Bento XVI. A renúncia tem como base o cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos. Na última quinta-feira, 2, dom Biasin esteve na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) onde participou de celebração ecumênica, que marcou o fim do período letivo do curso de Teologia da instituição. O bispo defendeu em seu discurso o fim da intolerância religiosa. “Nós não somos chamados a sermos convertidos a uma igreja, mas há Jesus e assim, as igrejas convergirão para o Senhor”. “Ser diferente não é ser inimigo. Não é ser melhor nem pior. É enriquecermos mutuamente”, disse. Na ocasião, dom Francisco lembrou que as igrejas cristãs celebram esta semana (5 a 11 de junho) a Semana de oração pela unidade dos cristãos.

Dom Francisco redigiu uma carta onde agradece aos fiéis da Diocese de Pesqueira e fala de sua nova missão. “O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Episcopal recebida no meio de vocês e para vocês. Quem poderia duvidar que a praça da Catedral de Pesqueira, ao cair da tarde daquele dia 12 de outubro de 2003, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus, sob o manto da Mãe Aparecida, no caloroso abraço do povo em festa pela chegada do novo pastor?”, afirmou.
Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário