terça-feira, 1 de março de 2011

Arquidiocese de Olinda e Recife lança CF no Convento do Pina e alerta sobre risco ambiental

Manguezal do Pina, nas proximidades do Convento
Este ano, o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) na Arquidiocese de Olinda e Recife, vai além da tradicional Missa de Cinzas. O arcebispo, dom Fernando Saburido, pretende fazer da data um dia de conscientização e mobilização social em prol do meio ambiente. A CF 2011 que tem como tema 'Fraternidade e Vida no Planeta', convida a todos, especialmente os cristãos católicos, a dedicar um cuidado especial à natureza, por isso a Celebração Eucarística, será às 16h, no dia 9 de março, no Convento de São Félix de Cantalíce, no Pina. De lá, dom Fernando, os concelebrantes e os fieis farão uma caminhada até o mangue para chamar a atenção da população para os riscos ambientais que a construção da Linha Verde, projeto que promete desafogar o trânsito da Zona Sul do Recife, e de empreendimentos privados causará à área.    
A proposta do local do lançamento e da caminhada surgiu em uma reunião entre o arcebispo e o conselho pastoral da Arquidiocese. A CF propõe não só a reflexão, mas a ação. “A idéia é celebrar a missa e fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade em um local com eminente risco ambiental. Seguindo assim o método Ver-Julgar-Agir proposto pela CNBB”, afirmou dom Fernando Saburido. O lugar e a forma como será feito o lançamento foi decidido após a avaliação de diversas sugestões de locais cujos recursos naturais estão ou serão afetados.   
A Campanha começa na Quarta-feira de Cinzas e tem duração de um ano. No Domingo de Ramos, todas as paróquias do Brasil realizam a coleta da solidariedade. A quantia arrecadada é usada durante pela Arquidiocese de Olinda e Recife e pela CNBB em projetos relacionados ao tema.
Missa da Quarta-feira de Cinzas e
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2011
Local:
Convento São Félix de Cantalice 
(Rua José Rodrigues, 160 – Pina – Recife)
Dia: 09 de março de 2011
Horário: 16h
Fonte: Assessoria de Comuicação da Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário