segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FREI AIRTON NA CASA DO PAI

Nosso confrade Frei José Airton de Queiroz foi encontrado morto na manhã do dia 14, p.p., no seu quarto, no Convento Santo Antônio em Natal-RN, onde residia desde setembro de 2009. Ele nasceu em Doutor Severiano-RN aos 07/09/1952. Foi admitido ao Postulantado a 15/03/1979, indo morar no Convento de Maceió-AL. Depois de ter feito o santo noviciado no Convento Santo Antônio em Natal-RN, emitiu a profissão temporária aos 18/01/1981. A profissão perpétua fê-la em 29/08/1987. Foi ordenado diácono na Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário do Pina, em Recife-PE a 09/02/1988 por D. Antônio Soares Costa, na época, bispo auxiliar de Natal-RN. Foi ordenado presbítero aos 07/09/1988, na Matriz de Santa Luzia, em Doutor Severiano-RN, por D. José Freire de Oliveira Neto, bispo de Mossoró-RN. Na Província, assumiu diversos ofícios: vigário paroquial, guardião, vice-formador, missionário etc. Ultimamente, vinha lutando contra uma depressão. Deus Pai de misericórdia o acolha na mansão celestial. Resquiescat in pace!
Frei Airton, no início do seu presbiterato
Na última viagem à Terra Santa

VELÓRIO

A primeira missa de corpo presente aconteceu às 6:30h, na Igreja do Convento Santo Antônio, em Natal-RN, e foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal-RN, D. Matias Patricio de Macedo. Outros 5 bispos se fizeram presentes: D. Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap. (Arcebispo de Vitória da Conquista-BA); D. Frei Antônio Muniz Fernandes, OC (arcebispo de Maceió-AL); D. Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. (bispo de Caicó-RN); D. Jaime Vieira Rocha (bispo de Campina Grande-PB); e D. Genival Saraiva de França (bispo de Palmares-PE). Concelebraram 15 sacerdotes, entre capuchinhos e seculares, e um diácono. Frades e religiosas, além de um grande número de fieis se fizeram presentes.
O féretro em frente do altar-mór da Igreja de Santo Antônio
Amigos, frades e fieis se despedem do frei Airton
Muitas pessoas participaram do velório durante toda a noite do dia 14
e nas primeiras horas do dia 15

A segunda missa aconteceu numa Igreja contruída pelo frei Airton em Doutor Severiano (sua cidade natal), presidida por D. Mariano Manzana, bispo de Mossoró-RN e concelebrada por D. Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap., bispo  de Salgueiro-PE. Concelebraram também vários sacerdotes capuchinhos e seculares, estando presentes: seu pai e outros familiares, amigos e conterrâneos.
Frei Airton foi sepultado no cemitério público de sua cidade natal, após as devidas homeangens e a consternação de todos.

Recebemos os sentimentos de pesares de muitas pessoas, dentre elas, destacamos: D. Frei Paulo Cardoso da Silva, OC, bispo de Petrolina-PE, do Ministro Geral da Ordem e do Definidor Geral para o Brasil. Abaixo, as condolências do Governo Geral, enviadas via e-mail.

Caro Frei Francisco Barreto
Paz e Bem!
 O Ministro Geral, frei Mauro Johri, foi informado da morte do nosso frei Airton, e expressa seus sentimentos de pesar pelo ocorrido, ao Ministro Provincial e a todos os freis da PRONEB. E através das orações, estará unido aos familiares e aos freis da Província. Que nosso Seráfico Pai São Francisco, interceda junto a Deus pela alma deste nosso irmão. Com estima fraterna. Fr. José Gislon
.........................................................................................................................................................
Caro Frei Francisco Barreto
Que o Senhor te de a Paz!
Recebi com pesar a notícia do falecimento de frei Airton. Estou unido a dor da Família e da Província pela perca deste nosso irmão. E nas minhas humildes preces invocarei o amor, a bondade e a misericórdia do Pai, para que o acolha na sua morada celeste. Meus sentimentos e minhas preces. Conte com meu apoio. Fraternalmente. Fr. José Gislon

Nenhum comentário:

Postar um comentário