sábado, 31 de maio de 2014

Venha celebrar conosco!


Leia Mais ►

Festa de Frei Damião de Bozzano em Caruaru

DSC 1450Fé, devoção, e missa marcaram o último domingo de maio em Caruaru, com a segunda festa em memória a frei Damião de Bozzano no local onde será erguido o Memorial do Agreste. Milhares de fiéis e devotos do missionário capuchinho que por mais de cinquenta anos, pregou missões por todo Nordeste brasileiro, se reuniram em Caruaru, vindos de várias cidades, para celebrarem, recordarem e tocarem em relíquias que pertenceram ao “Apóstolo do Nordeste”, como chamam frei Damião.
DSC 1456Já às 6h, fiéis se reuniram em frente ao convento dos capuchinhos para juntamente com frei Antônio Lopes fazerem a caminhada de frei Damião, percorrendo ruas de Caruaru e a BR 104, até o local do evento. Em outro local da cidade, reuniram-se os cavaleiros e motoqueiros da Rota da Fé, que saíram da cidade cearense de Juazeiro do Norte no dia 14 deste mês, até Caruaru divulgando a festa deste domingo nas muitas cidades por onde passaram em um trajeto de 580 km. A chegada de ambos os grupos foi muito comemorada pelos romeiros que já estavam no Memorial desde cedo, rezando e cantando louvores a Deus por este dia.
DSC 1549 copyOs frades Francisco Barreto e Antônio Lopes, presidente e vice da DAMIAORG, organização que administra as obras do Memorial do Agreste, entregaram um certificado aos motoqueiros e cavaleiros, em agradecimento pelos esforços empreendidos por eles na divulgação da festa. Everaldo Torres, um dos cavaleiros falou em nome dos demais: “Estamos gratos pela receptividade de todos, mas apesar do cansaço após essa longa jornada da Rota da Fé, estamos gratificados pela oportunidade de evangelizarmos e sermos evangelizados em todas as cidades onde passamos, a companhia dos frades em todo trajeto, foi fundamental para o sucesso da jornada, frei Aureliano, cavalgou conosco, cantando e aboiando. Os freis Enoque Salvador e Nunes, que sempre estavam a nossa frente preparando a recepção nas cidades e vilas onde passamos. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Foi tudo muito bom e hoje, essa festa maravilhosa. ”
DSC 1467Em seguida, teve início a missa, presidida por frei Francisco e concelebrada pelos frades, Aureliano, Enoque, Lopes, Dimas, e o diácono Eliomar, a homília coube a frei Enoque que falando sobre a experiência missionaria essa Rota da Fé, têm muito a ensinar a cada um de nós, pois é dever do batizado ser missionário, não é uma escolha como que de privilegio, mas sim um mandado do Senhor Jesus, ainda mais neste período do Papa Francisco, que insiste na missionariedade da igreja. Encerrando esta manhã festiva para todos os presentes, os frades abençoaram a todos.
Charles Cavalcanti. 
Fonte: http://www.jcenews.com.br/
Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de maio de 2014

27ª ROMARIA DE FREI DAMIÃO EM GUARABIRA-PB

No dia 25 de maio uma multidão de romeiros e devotos do missionário capuchinho, Frei Damião de Bozzano, vieram de vários lugares do nordeste para participarem da 27ª Romaria em honra ao Apóstolo do Nordeste realizada em Guarabira-PB. A romaria teve início na Paróquia Santo Antonio com adoração ao Santíssimo Sacramento às 6h, em seguida o povo junto com os frades capuchinhos saíram em caminhada até o santuário. Às 9h houve o show com o Pe. João Carlos e banda que alegrou e encantou a multidão, às 10h a missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Lucena e contou com a presença de frei Jociel Gomes, vice-postulador da causa de beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano e ainda de outros capuchinhos e padres da diocese de Guarabira. Parabenizamos os frades da Fraternidade N. Sra. da Luz, em especial Frei Franklin Diniz, reitor do santuário, pela bonita festa.

Pe. João Carlos canta para o povo


Pe. João Carlos cumprimenta os fiéis

Frei Franklin e Pe. João Carlos


Celebração Eucarística 

Dom Francisco Lucena, bispo de Guarabira

Celebração Eucarística

Frei Jorge Emanuel acolhendo as caravanas

Frei Jorge e Frei Franklin acolhendo os romeiros

Romeiros de Fr. Damião

Leia Mais ►

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Festa de São Félix na Basílica da Penha

Em clima de alegria e festa, grande foi quantidade de fiéis que foram a Basílica da Penha, no bairro São José, em Recife-PE no último domingo, 18 de maio, para celebrar a festa de São Félix de Cantalice, o primeiro santo da ordem capuchinha. A missa aconteceu às 9h, foi presidida pelo Ministro Provincial dos Capuchinhos do Nordeste, frei Francisco de Assis Barreto e concelebrada pelo frei Luís de França, Reitor da Basílica, frei José Soares, frei Igor Campos, secretário provincial e demais frades da fraternidade. Durante a celebração foi dada a bênção ao óleo que é usado para unção dos fiéis. Após a celebração houve a procissão com a imagem de e a relíquia de São Félix nas proximidades da Basílica da Penha. Confira algumas fotos! 

Andor de São Félix

Início da Celebração

Proclamação do Evangelho

Homilia com fr. Francisco Barreto

Apresentação dos dons

Apresentação dos dons



Entrada da Relíquia de São Félix

Entrada do óleo

Óleo e relíquia

Bênção do óleo

Fiéis tocam na relíquia


Fiéis durante a celebração

Devotos e devotas de São Félix

Procissão

Procissão

São Félix de Cantalice


Leia Mais ►

ARRAIÁ DOS CAPUCHINHOS

Ontem, dia 21 de maio, aconteceu o ARRAIÁ DOS CAPUCHINHOS, em prol da Festa de Frei Damião 2014, em Recife-PE, no Buffet Gruta Azul. Apresentaram-se o Grupo Perkata de Couro e Dudu do Acordeon. Um momento de muita alegria e confraternização.


Rol de Entrada



Grupo Perkata de Couro



Frades com o Grupo Perkata de Couro





Participação de Frei Tiago Santos

Dudu do Acordeon

Frei Reginaldo, Dudu do Acordeon e Frei Jociel








Leia Mais ►

sábado, 17 de maio de 2014

Para conhecer Jesus, não basta estudar, mas rezar e imitá-Lo (Papa Francisco)

Para conhecer Jesus, não basta estudar, mas rezar e imitá-Lo: palavras do Papa Francisco na Missa celebrada esta manhã (16), na Casa Santa Marta.
missa santa marta copyComentando a afirmação de Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, Francisco observou que o “conhecimento de Jesus é o trabalho mais importante da nossa vida”.
Para isso, o estudo é sim importante, mas não suficiente. “Algumas pessoas, afirmou ele, acreditam que somente as ideias nos levarão ao conhecimento de Jesus. Inclusive entre os primeiros cristãos se pensava assim. Mas, no final, ficam presos em seus pensamentos:
As ideias por si só não dão vida e quem percorre o caminho somente das ideais acaba num labirinto e não sai mais! É por isso que, desde o início da Igreja, existem as heresias. As heresias são isto: tentar entender quem é Jesus somente com a nossa mente e a nossa luz. Um grande escritor inglês dizia que a heresia é uma ideia que enlouqueceu. É assim. Quando as ideais estão sós, enlouquecem… Este não é o caminho!
Para conhecer Jesus – afirmou o Papa – é preciso abrir três portas:
Primeira porta: rezar a Jesus. O estudo sem oração não serve. Rezar a Jesus para conhecê-Lo melhor. Os grandes teólogos fazem teologia de joelhos. E com o estudo, com a oração, nos aproximamos um pouco.... Mas sem oração jamais conheceremos Jesus. Jamais! Segunda porta: celebrar Jesus. Não basta a oração, mas também a alegria da celebração. Celebrar Jesus nos seus Sacramentos, porque ali nos dá a vida, a força, o alimento, o conforto, a aliança e a missão. Sem a celebração dos Sacramentos, não conseguiremos conhecer Jesus. Isso é próprio da Igreja: a celebração. Terceira porta: imitá-Lo. Pegar o Evangelho: o que Ele fez, como era a sua vida, o que nos disse, o que nos ensinou e tentar imitá-Lo.
Entrar por essas três portas – disse ainda Francisco –, significa “entrar no mistério de Jesus”. Somente se formos capazes de entrar no seu mistério poderemos conhecer Jesus, “sem medo”:
Podemos hoje, durante o dia, pensar em como anda a porta da oração na minha vida: mas a oração do coração, não a do papagaio! Como anda a celebração cristã na minha vida? E a imitação de Jesus? Como imitá-Lo?
Para quem não se lembra porque o Evangelho está “todo empoeirado e nunca é aberto”, o Papa aconselhou a abri-lo, pois lá encontrará como imitar Jesus.
“Pensar como estão essas três portas na nossa vida fará bem a todos”, concluiu.
A missa na Casa Santa Marta foi a única atividade do Papa Francisco esta manhã. Os demais compromissos previstos foram cancelados devido a uma leve indisposição do Pontífice.
JCENEWS/ RV
Leia Mais ►