segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CANONIZAÇÃO

Esta semana, em consistório, o Papa Francisco determinou que a canonização dos beatos João Paulo II e João XXIII acontecerá no dia 27 de abril de 2014, "domingo da Misericórdia" .



Leia Mais ►

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Encontro para Assistentes Espirituais da OFS e JUFRA


Leia Mais ►

CURSO DE ITALIANO

Turma do Curso de Italiano, na "Accademia di Assisi" na Itália. Frei Jociel está participando do intensivo até o fim de novembro.



Leia Mais ►

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Frei Eliomar Queiroz recebe Ordens Menores

No último domingo, 22 de setembro, na missa das 9h, na vila do Rafael em Caruaru-PE, o  frei Francisco de Assis Barreto, ministro provincial dos capuchinhos concedeu a frei Eliomar Queiroz as ordens menores, leitorato e acolitato. A comunidade católica estava presente neste importante momento da vida de frei Eliomar. Após a celebração todos da comunidade vieram saudá-lo. 









Leia Mais ►

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Passagem rápida das Clarissas pelo Convento da Penha

As Irmãs Clarissas dos Mosteiros de Guaratinguetá-SP e de Colatino-ES, passaram pelo convento da Penha quando estavam retornando da assembleia extraordinária das clarissas realizada em Lagoa Seca-PB.
Segue algumas fotos da rápida passagem das irmãs, porém muito agradável e proveitosa.
De pé (da esquerda para direita): Ir. Maria José, Ir. Agnes Maria e Ir. Cristina,
De joelhos: Ir. Mª Emanuela e Ir. Chiara.

Frei Igor Campos, Frei Diniz Sousa e Frei Jorge com as irmãs.

Freis: Tiago, Igor Diniz e Jorge com as irmãs

Freis: Jorge, Tiago, Diniz, Igor e Bosco com as clarissas

Frei Igor e Irmã Maria José

Leia Mais ►

23/09 Dia de São Pio de Pietrelcina


Leia Mais ►

domingo, 22 de setembro de 2013

Papa Francisco: "O dinheiro adoece a fé e leva a vaidade e a soberba"

O dinheiro adoece o pensamento e a fé, e nos faz seguir outro caminho. Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta manhã (20), na Casa Santa Marta.
“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro: o Papa desenvolveu sua homilia partindo das palavras de São Paulo sobre a relação entre o caminho de Jesus Cristo e o dinheiro. Há algo na atitude de amor pelo dinheiro que nos afasta de Deus. Existem muitas doenças, pecados, mas Jesus insiste muito nisso: a avidez pelo dinheiro, de fato, é a raiz de todos os males. Tomados por este desejo, alguns desviaram da fé e acabaram encontrando muitos tormentos:
“O dinheiro também adoece o pensamento, a fé, e leva para outro caminho. Palavras ociosas, discussões inúteis… Disso nascem as invejas, as brigas, as difamações, as suspeitas, os conflitos de homens corruptos na mente e privados da verdade, que consideram a religião como fonte de renda. Eu sou católico, vou a missa, porque me dá um certo status. Sou bem visto… mas no fundo faço meus negócios… O dinheiro corrompe! Não há saída”.
Quem escolhe o caminho do dinheiro, acrescentou, no fim acaba se corrompendo. O dinheiro tem esta sedução. E Jesus é firme sobre este assunto:
“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Não dá: ou um ou outro! Isso não é comunismo, eh! Isso é Evangelho puro! Estas são as palavras de Jesus! O que acontece com o dinheiro? O dinheiro oferece um certo bem-estar no início. Isso é bom, mas depois faz com que você se sinta um pouco importante, e chega a vaidade. Lemos isso no Salmo. Essa vaidade que não serve, mas que faz sentir uma pessoa importante: esta é a vaidade, que depois leva à soberba e ao orgulho. São três degraus: a riqueza, a vaidade e o orgulho”.
“Ninguém pode se salvar com o dinheiro. Todavia, o diabo sempre usa este caminho de tentações: a riqueza para sentir-se autossuficiente; a vaidade para se sentir importante; e, por fim, o orgulho, a soberba, que é justamente a sua linguagem”:
“‘Mas, Padre, eu leio os Dez Mandamentos e ninguém fala do dinheiro. Contra qual Mandamento se peca quando alguém faz uma ação por dinheiro?’. Contra o primeiro! Pecado de idolatria! Eis o porquê: porque o dinheiro se torna ídolo e é cultuado! E por isso Jesus nos diz que não se pode servir ao ídolo e ao Deus Vivo: um ou outro. Os primeiros Padres da Igreja – falo do século terceiro, mais ou menos ano 200, 300 – diziam uma palavra forte: ‘O dinheiro é o esterco do diabo’. Porque nos faz idolatrar e adoece a nossa mente com o orgulho, e nos torna maníacos de questões ociosas e nos afasta da fé, corrompe”.
São Paulo, finalizou o Pontífice, nos diz para evitar essas coisas, mas de tender “à justiça, à piedade, à fé e à caridade”. E também à paciência, “contra a vaidade e o orgulho”, e à mansidão. Este, afirmou o Papa, é o caminho de Deus, e não aquele poder idolátrico que o dinheiro pode dar. A estrada para servir a Deus é a humildade. “Que o Senhor nos ajude a não cair na armadilha da idolatria do dinheiro.”
Fonte: RV
Leia Mais ►

MUDANÇA NA CÚRIA ROMANA

O papa Francisco fez neste sábado, 21 de setembro,  algumas alterações na cúria romana.
O pontífice aceitou o pedido de renúncia, por limite de idade, do cardeal Manuel Monteiro de Castro como penitenciário-mor e nomeou como seu sucessor o cardeal Mauro Piacenza, até então prefeito da Congregação para o Clero;
Na Congregação para a Doutrina da Fé: confirmou como prefeito Dom Gerhard Ludwig Müller; como secretário dom Luis Francisco Ladaria Ferrer; e nomeou secretário adjunto dom Joseph Augustine Di Noia, até então vice-presidente da Pontifícia Comissão «Ecclesia Dei»; confirmou ainda os membros e os consultores, nomeando como novo consultor dom Giuseppe Sciacca, secretário adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica;
Na Congregação para a Evangelização dos Povos: confirmou como prefeito o cardeal Fernando Filoni; como secretário Dom Savio Hon Tai-Fai; como secretário adjunto dom Protase Rugambwa; e todos os membros e consultores do Dicastério;
Na Congregação para o Clero: nomeou como prefeito o arcebispo Dom Beniamino Stella, até então presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica; confirmou como secretário dom Celso Morga Iruzubieta; e nomeou como secretário para os Seminários dom Jorge Carlos Patrón Wong, elevando-o à dignidade de arcebispo;
Na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica: nomeou delegado da Seção Ordinária o Mons. Mauro Rivella, do clero da arquidiocese de Turim.
O Santo Padre nomeou núncio apostólico na Alemanha dom Nikola Eterovic, até então secretário geral do Sínodo dos Bispos, e chamou para suceder-lhe no mesmo cargo dom Lorenzo Baldisseri, até então secretário da Congregação para os Bispos.
O papa Francisco nomeou ainda como núncio apostólico em Serra Leoa dom Miroslaw Adamczyk, até então núncio na Libéria e Gâmbia.
Por fim, o pontífice nomeou como núncio apostólico e presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica o Mons. Giampiero Gloder, Conselheiro de Nunciatura, elevando-o a dignidade de arcebispo.
Fonte: Rádio Vaticano

Leia Mais ►

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EM ASSIS

Já está em Assis, na Itália, o Frei Jociel Gomes, estudando italiano para dar prosseguimento aos trabalhos da Causa de Canonização de Frei Damião. Para os trâmites e comunicação com a Postulação Geral, em Roma, ele precisa aprender urgente a língua italiana. O curso é intensivo e durará 3 meses. Ele está estudando na Accademia Lingua Italiana Assisi (referência na Itália) e hospedado com os capuchinhos de Assis. 


Leia Mais ►

terça-feira, 17 de setembro de 2013

IMPRESSÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

No dia 17 de setembro a Família Franciscana celebra, em todo o mundo, a festa da impressão das Chagas, também chamada de Estigmas de São Francisco de Assis. A introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas diz o seguinte:

“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne (foto abaixo), por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos.”

A vida de Francisco no Alverne é oração e ininterrupta penitência. Sente-se pobre e pecador. Quer despojar-se de tudo. Renuncia até mesmo a um manto que tinha sido salvo do fogo, a única coisa que tinha para cobrir-se durante o breve repouso da noite. Francisco voltará muitas vezes ao Alverne para encontrar a paz em Deus que a situação da Ordem e o fato de estar no meio dos homens não lhe davam e entregar-se de corpo e alma à oração.

No verão de 1224, última vez que esteve no Alverne, Francisco procura um lugar ainda mais “solitário e secreto” no qual possa mais reservadamente fazer a quaresma de São Miguel Arcanjo. Na manhã de 14 de setembro de 1224 os céus se abrem e Cristo crucificado desce ao Monte Alverne na forma de uma serafim.

O sentido e o significado das Chagas
Frei Régis G. Ribeiro Daher

Mais do que desvendar o caráter histórico das Chagas de São Francisco, importa refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre este fato. O que significa a expressão de Celano “levava a cruz enraizada em seu coração”? O que isso significou para o próprio Francisco? Há um significado para nós hoje, naquilo que com ele ocorreu?

Um erro comum é o de ver São Francisco como uma figura acabada, pronta, sem olhar para a caminhada que ele fez até chegar à semelhança perfeita (configuração) com o Cristo. O que ocorreu no Monte Alverne é o cume de toda uma vida, de uma busca incessante de Francisco em “seguir as pegadas de Jesus Cristo”. Francisco lançou-se numa aventura, sem tréguas, na qual deu tudo de si: a vontade, a inteligência e o amor. As chagas significam que Deus é Senhor de sua vida. Deus encontrou nele a plena abertura e a máxima liberdade para sua presença.

O segundo significado das chagas é o de que Deus não é alienação para o ser humano, ao contrário, é sua plena realização e salvação. Colocando-se como centro da própria vida é que o homem se aliena e se destrói; torna-se absurdo para si mesmo no fechamento do seu ‘ego’. O homem só encontra sua verdadeira identidade, sua própria consistência e o sentido de sua existência em Deus. E Francisco fez esta descoberta: Jesus Cristo foi crucificado em razão de seu amor pela humanidade – “amou-os até o fim” – , e ele percorre este mesmo caminho.

O terceiro significado: as chagas expressam que a vivência concreta do amor deixa marcas. A exemplo de Cristo, Francisco quis suportar/carregar e amar os irmãos para além do bem e do mal (amor incondicional). Essa atitude o levou a respeitar e acolher o ‘negativo’ dos outros mantendo a fraternidade apesar das divisões. Esse acolher e integrar o negativo da vida é a única forma de vencer o ‘diabólico’, rompendo com o farisaísmo e a autosuficiência, aniquilando o mal na própria carne. Só assim, o homem é de fato livre, porque não apenas suporta, mas ama e abraça o negativo que está em si e nos outros.

O quarto significado: seguir o Cristo implica em morrer um pouco a cada dia: “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz a cada dia e me siga” (Lc 9,23). Não vivemos num mundo que queremos, mas naquele que nos é imposto. Não fazemos tudo o que desejamos, mas aquilo que é possível e permitido. Somos chamados a viver alegremente mesmo com aquilo que nos incomoda, vencendo-se a si mesmo e integrando o ‘negativo’, de modo que ele seja superado. Nós seremos nós mesmos na mesma medida em que formos capazes de assumir nossa cruz. As chagas de São Francisco são as chagas de Cristo, e elas nos desafiam: ninguém pode conservar-se neutro, sem resposta diante da vida.

São Francisco não contentou-se em unicamente seguir o Cristo. No seu encantamento com a pessoa do Filho de Deus, assemelhou-se e configurou-se com Ele. Este seu modo de viver está expresso na “perfeita alegria”, tema central da espiritualidade franciscana: “Acima de todos os dons e graças do Espírito Santo, está o de vencer-se a si mesmo, porque dos todos outros dons não podemos nos gloriar, mas na cruz da tribulação de cada sofrimento nós podemos nos gloriar porque isso é nosso”.
Leia Mais ►

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CNBB divulga material para Campanha de Evangelização 2013

Já estão disponíveis para download no site da Conferência os materiais da Campanha para a Evangelização 2013. O evento tem início na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo em 24 de novembro e se estende até o 3º domingo do Advento. A Coleta Nacional será realizada em 15 de dezembro nas paróquias e comunidades do Brasil. O resultado é todo direcionado para os trabalhos de evangelização, nos vários níveis: diocesano (45% do total arrecadado), regional (20%) e nacional (35%).
“A campanha existe para arrecadar recursos para os projetos de evangelização, sendo importante para a sustentabilidade dessas ações na Igreja. Também busca atender as estruturas eclesiais que estão a serviço da missão evangelizadora. Por isso, é necessário que todos participem para que alcancemos os objetivos esperados”, motiva o secretário executivo da CE 2013, padre Luiz Carlos Dias.
A Campanha para a Evangelização foi instituída pelos bispos em 1997 e realizada pela primeira vez em 1998, com o objetivo de despertar nos fieis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil. A CE tem o slogan “evangeli.já”, que faz referência a palavra evangelizar. 
O presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, dom Murilo Ramos Krieger, explica o lema Eu vos anuncio uma grande alegria!", proposto para este ano. “Queremos que a CE de 2013 seja marcada pela alegria - alegria que nasce do dom que o Pai nos faz de Seu Filho Jesus no Natal; alegria pelo privilégio de termos sido chamados para ser evangelizadores. Por isso, escolhemos como lema da CE de 2013 o anúncio dos anjos aos pastores de Belém”.
Fonte: www.cnbb.org.br

Leia Mais ►

Frei Igor Campos recebe as Ordens Menores

No dia 09 de setembro às 19h e 30min., aconteceu na capela interna do Convento N. S. da Penha, a recepção dos ministérios de leitorato e acolitato de frei Igor Oliveira de Luna Campos. A celebração eucarística presidida pelo ministro provincial, frei Francisco Barreto e concelebrada por frei Franklin Diniz e frei José Soares, frei Jorge Emanuel e demais confrades da Fraternidade. Após a celebração houve um momento de confraternização. 

Ministro Provincial

Recepção do Ministério de Leitor

Acolitando na celebração 



Leia Mais ►

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Novo Conselho Provincial da Província N. Sra. dos Anjos - RJ/ES

Novo Conselho Provincial da Província N. Sra. dos Anjos
Rio de Janeiro/ Espírito Santo
 
Ministro Provincial: Frei Luiz Carlos Siqueira
Vigário Provincial: Frei Luiz Fernando Turque Duarte
2º Conselheiro Provincial: Frei Arles Dias de Jesus
3º Conselheiro Provincial: Frei Arineu Mozer Macedo
4º Conselheiro Provincial: Frei Sebastião José Ramos dos Santos

Leia Mais ►

domingo, 1 de setembro de 2013

Festa de Nossa Senhora da Penha 2013

Precedida por um belo novenário, os frades capuchinhos da Província do NE do Brasil e a comunidade que frequenta a Basílica da Penha, celebraram a festa de sua padroeira Nossa Senhora da Penha neste primeiro domingo de setembro. A missa solene aconteceu as 10h sendo presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB e concelebrada por vários capuchinhos. As 15h houve outra missa presidida pelo ministro provincial dos capuchinhos, Frei Francisco de Assis Barreto, OFMCap. Após a celebração a imagem de Nossa Senhora da Penha saiu em procissão pelas ruas do centro do Recife. Confira as fotos da festa.














































Leia Mais ►