sábado, 31 de agosto de 2013

VISITA FRATERNO-PASTORAL

Desde o dia 29, encerrando-se hoje, aconteceu a visita fraterno-pastoral do ministro provincial à fraternidade do Convento São Fidélis de Sigmaringa (casa do noviciado), em Bom Conselho-PE. O Conselheiro da Formação Inicial, Frei Jociel Gomes, acompanhou o provincial nestes dias de escuta, reflexão, partilha, oração e convivência fraterna.


Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ENCONTRO DE FORMANDOS 2013

De 22 a 25 de agosto, aconteceu no Convento Coração Eucarístico, em Caruaru-PE, o Encontro de Formandos 2013. Participaram 35 formandos, entre postulantes, noviços e pós-noviços. O tema refletido foi "400 anos dos Capuchinhos no Brasil", sob a coordenação de Frei Jociel Gomes, Conselheiro Provincial, responsável pela pasta da Formação Inicial. Estiveram presentes os formadores: Frei José Soares, Frei Roberto Fernandes, Frei Hélio Junior e Frei Mário Sérgio. No sábado, dia 24, o dia foi todo dedicado ao lazer no Clube do Porto, e à noite houve bingo, sorteio e apresentações diversas. 

Participantes











Local do lazer


Leia Mais ►

Novenário em honra a N. Sra. da Penha

De 23 a 31 de agosto está acontecendo na Basílica da Penha, em Recife-PE, o novenário em honra a  Nossa Senhora da Penha, padroeira da província dos capuchinhos do nordeste do Brasil. Na segunda noite o Frei Franklin Diniz, vigário provincial, abrilhantou o novenário refletindo sobre o tema: A Virgem Maria, auxílio dos Cristãos. Confira algumas fotos deste momento!

Frei Franklin Diniz e Frei Janailson Gomes (Mestre de Cerimônias Provincial)

Frei José André e frei Franklin Diniz

Celebração da novena

Frei José André presidindo a novena

Pregação com Frei Franklin Diniz

Pregação com Frei Franklin Diniz

Benção do Santíssimo

Bênção do Santíssimo

Devotos (as) de Nossa Senhora

Devotos (as) de Nossa Senhora

Frei Janailson, Severina e Frei José André




Leia Mais ►

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Abertura do Novenário de N. Sra. da Penha em Recife-PE

No dia 23 de agosto, as 17h, com uma celebração eucarística, foi aberto solenemente na Basílica da Penha, em Recife-PE, o novenário em honra a Nossa Senhora da Penha, padroeira da Província dos Frades Capuchinhos do Nordeste.  Frei Diniz Souza, guardião do Convento, presidiu a celebração e refletiu de forma significativa sobre o tema: A Virgem Maria, amparo da fé. O novenário está sendo rezado todos os dias até 31/08 sempre as 17h. Venha rezar conosco!


Leia Mais ►

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Data das canonizações de João Paulo II e João XXIII será anunciada dia 30 de setembro

Beatos João Paulo II e João XXIII


O Papa Francisco anunciará em 30 de setembro a data da dupla canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, prevista para o primeiro semestre de 2014, confirmou nesta terça-feira o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal Angelo Amato.
Entrevistado pela Rádio Vaticano, o prelado italiano recordou que o próprio Papa anunciou em seu retorno ao Brasil em julho que a canonização "deve ocorrer não de maneira iminente - ou seja, nos últimos meses de 2013 ., mas em 2014".
"A data precisa será anunciada pelo Papa em 30 de setembro, durante o consistório que presidirá, o consistório para os santos, especificamente sobre estas duas canonizações", disse ele.
"Nesta ocasião, o Papa indicará a data oficial, conhecida apenas por ele", acrescentou o cardeal Amato.
Angelo Giuseppe Roncalli (João XXIII) foi Papa de 1958 a 1963 e abriu os trabalhos do Concílio Vaticano II em 1962. O primeiro Papa polonês da história, João Paulo II, teve o pontificado mais longo do século XX (1978-2005).
Francisco havia indicado a repórteres no avião que o trouxe de volta ao Vaticano que consultou o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, ex-secretário de Wojtyla, que sugeriu duas possibilidades: Cristo Rei, em 24 de novembro, ou Domingo da Divina Misericórdia (o primeiro domingo depois da Páscoa, 27 de abril de 2014).
"Eu acredito restar pouco tempo para o Cristo Rei este ano", disse o pontífice, parecendo descartar a primeira alternativa.
O Domingo da Divina Misericórdia foi criado por João Paulo II em 30 de abril de 2000, data da canonização de Faustina Kowalska (Santa Faustina).
João Paulo II morreu na véspera da Divina Misericórdia em 2005. Sua beatificação foi celebrada em 1º de maio de 2011, Domingo da Divina Misericórdia, por Bento XVI.
Papa mais popular da história, a canonização de Karol Wojtyla deve atrair centenas de milhares de devotos, principalmente da Polônia, como a sua beatificação. Já João XXIII continua a ser muito amado, especialmente na Itália.
Francisco havia anunciado em julho a canonização simultânea de dois homens muito diferentes que representam duas faces complementares da Igreja: um Papa missionário e itinerante e um Papa pastor próximo ao fiéis simples.


Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

Leia Mais ►

400 anos dos Frades Capuchinhos no Brasil




Entrevista com frei Rogério Beltrame, OFMCap.
Leia Mais ►

sábado, 17 de agosto de 2013

Assunção de Maria


Afresco pintado pelo artista plástico italiano Domenico Botazzi em 1877, retratando a Assunção de Nossa Senhora - nave central da Basílica da Penha (Foto: Marcelo Soares)

No dia 1º de novembro de 1950, Papa Pio XII, após sondar a tradição da Igreja e ouvir todos os bispos católicos (1949), promulgou solenemente a “Assunção de Maria”. A Igreja verbalizava, assim, com clareza e em caráter definitivo, uma antiqüíssima convicção da fé cristã. Do Concílio de Calcedônia (451) ao Concílio Vaticano I (1869 - 1870), a crença de que Maria, por sua vida singular, estaria, já agora, na glória de Deus, foi professada por incontáveis cristãos.
Nós te louvamos, Senhor do universo. Pois, hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu. Ela é consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho. Pois, nela, vemos o nosso futuro, canta o prefácio de sua festa. Pois esta é a nossa esperança: que, um dia, para além da morte e do mundo, seremos acolhidos por Deus, com tudo aquilo que compôs a nossa vida. Não apenas naquilo que fomos lá dentro de nós mesmos, em nossa interioridade (alma), mas também com tudo aquilo que, no âmbito de nossa vida, aprendemos a querer bem e que, por isso, passou a integrar a totalidade de nosso ser (corpo). Dentro e fora, o que fomos em nossos secretos sonhos (alma) e o que conseguimos ser em nossa realidade (corpo), o que construímos em nossa interioridade (alma) e o que partilhamos com os outros e recebemos do mundo (corpo).
Corpo, precisaríamos precisar melhor, é muito mais do que apenas este amontoado orgânico de células, a nossa carne. Ele é também o olhar, a destreza dos dedos, a generosidade das mãos, a palavra, o ouvir, o bailar, o drible, o saltar, o dobrar os joelhos, o suor, a lágrima, a luta, o afago que se dá e se recebe, o beijo, esta carícia dos corações.
Ainda que nos sintamos bem em nossa pele, nossa carne não é apenas o lugar do nosso ser, a visibilidade ou o sacramento de nosso mistério. Ela é também um limite e, em muitos casos, um terrível sofrimento. Nosso coração quer voar, mas a carne nos retém ali. A saudade nos convida para longe, mas, no cárcere de nossa carne, não podemos abraçar a pessoa amada. O espírito, lúcido ainda, quer realizar tantos sonhos, mas a força dos braços já não basta mais. E as dores inexprimíveis que, cravando-se na carne, roubam toda a alegria de viver.

Um dia, assim o cremos, no ocaso de nosso mundo e na manhã da eternidade, os limites cessarão e os sacramentos já não serão mais necessários, pois veremos a graça, face a face. De igual modo, também conosco. A casca rebentará e, de dentro do ovo, irromperá um pássaro de inimaginável beleza, a totalidade de nossa vida. Para trás ficarão alguns restos, já não mais necessários, pois foram apenas o lugar de maturação para o nosso último destino: a morada de Deus.
Em torno do ano 600, o Imperador Maurikios Flavios Tiberios determinou que fosse celebrada, em todo o território oriental do Império Romano, no dia 15 de agosto, a festa da Dormitio Mariae (O Sono de Maria), em recordação do dia em que a Mãe de Jesus Cristo teria deixado este mundo e ido para o céu. Pois contava-se, a essa época, que, certo dia, nossa mãe, Maria, recolheu-se em sua casa. Não se sabe bem se nas proximidades de Jerusalém, no Monte Sião, ou se em Panagia Kapulü, ao sul de Éfeso. E aí, no corpo, o cansaço dos muitos anos e, na alma, a saudade de seu filho, ela adormeceu. E naquela noite, enquanto ela dormia, vieram dos céus multidões de anjos e, tomando-a nos braços, carregaram-na para junto de seu filho.
Verdadeiramente: para aquele que crê, nunca a morte será um fim. Mas um sono, em que, desfeitos de nossos limites, finalmente voaremos ao encontro de Deus, nossa origem e nosso último destino.

(Frei Prudente Nery, grande teólogo brasileiro, faleceu em junho de 2009).
Leia Mais ►

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Fraternidade N. Sra. da Penha celebra a festa de Santa Clara de Assis

No dia 12 de agosto, os frades capuchinhos da fraternidade N. Sra. da Penha, celebraram com alegria a festa de Santa Clara de Assis. Após a celebração eucarística houve um momento de confraternização.

Santa Clara de Assis

Frades da Penha após a celebração



Leia Mais ►

sábado, 10 de agosto de 2013

400 ANOS DOS CAPUCHINHOS NO BRASIL

Nos dias 05 a 09 do presente mês, aconteceu em São Luís-MA a comemoração dos 400 anos de presença dos capuchinhos no Brasil (1612-2012), com a presença do Conselheiro Geral Frei Sérgio Dal Moro. Estiveram presentes representantes das 10 províncias e das 2 vice-províncias capuchinhas existentes no país, além de alguns italianos e franceses, membros da OFS e algumas irmãs capuchinhas. Durante o encontro foi feito um "mosaico" da nossa história, com o histórico de cada Província sendo apresentado por um de seus membros. O início se deu com uma visita ao local onde os primeiros capuchinhos aportaram em 1612, hoje uma cidade intitulada Primeira Cruz, onde houve uma missa, presidida por Dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges, FSFS, bispo emérito de Viana-MA. As outras missas celebradas durante aqueles dias contaram com a presidência de Dom José Belisário, OFM (Arcebispo de São Luís) e Dom Frei Franco Cuter, OFMCap. (bispo de Grajaú). Houve também uma Sessão Solene na Academia Maranhense de Letras, "city tour" e noite cultural. 

Missa celebrada na cidade de Primeira Cruz-MA, por Dom Xavier Gilles

Frei Deusivan Santos (Provincial do Maranhão-Pará-Amapá) 
e Frei Francisco Barreto (Provincial do Nordeste - PRONEB)

Veteranos: Freis Moisés (Ceará), Dimas Marleno (PRONEB), 
Rogério Beltrame (Maranhão) e José Soares (PRONEB)

Freis Henrique Araújo (Provincial do Ceará-Piauí), 
Igor Campos e Reginaldo Ferreira (PRONEB)  e Cícero (Ceará)

Frei Jociel Gomes apresentando a história da nossa província.

Frei José Rodrigues (Maranhão) e Jociel Gomes (PRONEB)

Parte da assembleia

Freis Edimilson Cruz (Ceará) e Dimas Marleno (PRONEB)

Sessão na Academia Maranhense de Letras

Sessão na Academia Maranhense de Letras

Freis Igor Campos (PRONEB), Ulisses (Bahia) e Rugero (Itália)

O definidor geral frei Sérgio Dal Moro fala aos frades

Irmã Benvenuta Maria, Superiora Geral das Missionárias Capuchinhas

Participantes do encontro em frente a secular Igreja do Carmo

City tour 

Frei Apolônio Troesi (Maranhão)

Freis José Soares, Jociel Gomes e Reginaldo Ferreira (PRONEB)

Frei Francisco Barreto falando como 
Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB)

Frei Liomar, novo provincial da Bahia e Sergipe




Leia Mais ►

Feliz dia de Santa Clara de Assis


Santa Clara de Assis

"Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia (cf. 2Cor 1,3) e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. " (Testamento de Santa Clara 2-3).
Leia Mais ►