quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CONSTERNAÇÃO


O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).
De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.
Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem.

Nossas condolências e o desejo 
de que o Senhor da Vida os receba no Céu.
Leia Mais ►

3ª edição do Missal Romano está em fase de análise


De 27 a 28, a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), realiza a primeira reunião do ano para estudar, analisar e aprovar as emendas para o Missal Romano Tempo Comum.  A Comissão tem o objetivo de traduzir para o português os textos originais de Roma, escritos em latim. Os membros Cetel fazem emendas na tradução, e na reunião discutem aquelas que farão parte do documento, que irá para aprovação na 50ª Assembleia Geral dos Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Cardeal Francis Arinze apresentando a nova edição ao Papa
O trabalho de tradução está sendo realizado a partir da 3ª edição do Missal, expedida por Roma. As Congregações Romanas solicitam de cada Conferência Episcopal, a revisão e tradução do texto original. “Nós procuramos fazer uma tradução que seja fiel e, ao mesmo tempo, que use uma linguagem mais acessível para o povo do Missal Romano”, disse o presidente da Cetel, dom Armando Bucciol.
Para cumprir a atividade, são realizadas três reuniões anuais para a discussão e aprofundamento dos textos litúrgicos. Os textos prontos, e devidamente aprovados na Assembleia Geral, são enviados a Roma para aprovação final. Se aprovado, só a partir de então, é reconhecida a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, por meio do vigor da 3ª edição do Missal Romano.
O trabalho de tradução é amplo e complexo, os textos além de traduzidos, são ajustados de forma com que tenham mais sintonia com as características e a linguagem de cada povo. “Cada Conferência Episcopal deve proporcionar à liturgia, mais sintonia com a cultura e a linguagem. Dessa maneira esperamos levar ao povo católico cristão, a possibilidade de orar e rezar, compreendendo, o melhor possível, o sentido das palavras que são pronunciadas”, explicou dom Bucciol.
O presidente da Comissão explica ainda que diante da dimensão e do detalhamento da tarefa, a tradução é feita “com muita tranquilidade”. Não há uma data para a conclusão dos trabalhos da Cetel, e nem de quando sairá a próxima edição do Missal. “A CNBB deve aprovar, para só então ser enviado a Roma para a Congregação. Por isso, não podemos estipular um prazo, mas com certeza, levará vários anos”, concluiu dom Armando. Atualmente, está em vigor a 2ª edição do Missal Romano.
A Cetel é composta por quatro outros membros, além do presidente da Comissão e bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol. São eles: o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa; o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings; o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha e o bispo da diocese de Uruguaiana (RS), dom Aloísio Alberto Dilli, suplente do bispo de Chapecó (SC), dom Manuel João Francisco.
Leia Mais ►

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Igreja apóia tratamentos para fertilidade

A infertilidade representa um grave problema médico que atinge cerca de 15% da população mundial, chegando a 30% nos países em desenvolvimento. Reconhecendo o sofrimento que este problema pode causar na vida de muitos casais católicos, a Pontifícia Academia para a Vida organizou um workshop intitulado “Diagnóstico e Terapia da infertilidade”. Cientistas ilustres de diversas partes do mundo se encontraram entre os dias 23 a 25 de fevereiro, em Roma, para discutir as causas hormonais médicas e anatômicas da infertilidade feminina e aquelas que comprometem a capacidade reprodutiva masculina.

O chanceler deste órgão vaticano, padre Enzo Pegararo (foto) salienta que a Igreja Católica apóia as pesquisas científicas para o tratamento da infertilidade, respeitando a dignidade do ser humano.

Leia Mais ►

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ACONTECERÁ EM CARUARU...

Secretaria da Economia e Formação Permanente
Encontro de Guardiães e Ecônomos
Data: 12 a 14 de março
..........................................................

Secretaria da Formação Inicial
Curso para Formadores, Vice-formadores 
e Animadores Vocacionais
Tema: Acompanhamento Personalizado
Data: 26 a 29 de março
Assessor: Padre Deolino Pedro Baldissera (dos padres salvatorianos)
Leia Mais ►

ENCONTRO

Frei Jociel e o Cardeal capuchinho Sean Patrick O'Malley
Leia Mais ►

CF 2012 na CNBB NE II

Os bispos do Regional NE2 da CNBB, se reuniram no último final de semana em João Pessoa-PB e lançaram oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012. Na programação fizeram parte diversas atividades ligadas ao tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O arcebispo de Olinda e Recife e bispo referencial para a saúde na CNBB NE II, dom Fernando Saburido, participou do momento e foi o mediador de uma mesa redonda com profissionais da área. 
Na sexta-feira, 24, deu-se uma exposição no Teatro Paulo Pontes, no bairro de Tambauzinho. No local, foi possível conhecer os inúmeros serviços prestados pela Igreja na área da saúde. Às 20h, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presidiu a conferência “Saúde Pública – desafios e perspectivas”. Em seguida, representantes das universidades federal e estadual da Paraíba, e dos conselhos regionais de medicina e enfermagem do estado fizeram uma mesa-redonda para aprofundar o tema da CF. A programação foi encerrada com missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Leia Mais ►

sábado, 25 de fevereiro de 2012

AMANHÃ, Posse do Novo Arcebispo de Natal

Neste domingo, às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Depois, Dom Jaime será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral. Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa.


No Rito Inicial da celebração, o chanceler, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará ao Colégio de Consultores e aos fiéis as Letras Apostólicas (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime. “Este momento significa justamente a passagem do governo pastoral. Será o momento em que Dom Matias passará o governo pastoral da Arquidiocese de Natal para Dom Jaime”, explica Padre Júlio. Após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal. No final, haverá a leitura da ata da posse.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Leia Mais ►

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

“Quaresma é um tempo de decisões maduras”, disse o Papa


O Papa Bento XVI interrompeu o ciclo de catequeses sobre a oração, no qual ele iniciou uma série de discursos sobre a vida de oração de Jesus, para dedicar-se ao tema da Quaresma, tempo litúrgico que iniciou-se com a celebração da quarta-feira de Cinzas. 
O Santo Padre fez uma reflexão sobre os quarenta dias propostos pela Igreja para que cada cristão mortifique o corpo e santifique o coração. O Papa também trouxe uma visão mais abrangente deste tempo que prepara os fiéis para a Páscoa. “(…) um período suficiente para ver as obras de Deus, um tempo no qual é necessário decidir-se e a assumir as próprias responsabilidades. É um tempo de decisões maduras, enfatizou.
Leia Mais ►

Novo Arcebispo de Teresina-PI

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
Leia Mais ►

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DIOCESE DE SALGUEIRO CELEBRA O INÍCIO DA QUARESMA


O Bispo de Salgueiro, Dom Magnus Lopes, celebrou a Missa de Quarta-feira de Cinzas, que marcou o início da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, em três diferentes paróquias.
Pela manhã, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Serrita; à tarde, na Quase-Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santuário), em Salgueiro, e, à noite, na Catedral de Santo Antonio.
Também os detentos do Presídio de Salgueiro, puderam participar pela primeira vez da Missa das Cinzas ali celebrada. O Vigário Geral da Diocese, Pe. José Gilson da Costa, presidiu a celebração assistido por representantes da Pastoral Carcerária.
Em suas homilias, Dom Magnus ressaltou o papel da caridade, da oração e do jejum como meios para a ascese que nos preparará para vivermos plenamente a alegria da ressurreição na Páscoa do Senhor.

Fonte: Suzy Rocha

Leia Mais ►

Capítulo Geral já on line


Estamos nos encaminhando para celebrar o Capítulo Geral, um evento que marca e determina espiritualmente a vida de nossa Fraternidade. Estamos nos preparando pela oração e a reflexão. Por isso está on-line, um site internet inteiramente dedicado ao LXXXIV Capítulo Geral OFMCap, no endereçowww.capitulum2012.info ou clicando no “banner” CAPITULUM GENERALE 2012 da Home Page do Site Oficial da Ordem. No momento só estão informações quanto à preparação do Capítulo. Aos poucos estarão à disposição documentos e materiais. Durante todo o Capítulo ele será um canal de informações para seguir o andamento dos trabalhos, por isso, nós queremos que ele seja, o mais possível, acessível a todo frade e Fraternidade. As notícias do Capítulo Geral estarão disponíveis em 7 línguas. É importante que os frades das Províncias – e não só os frades capitulares – se informem vendo o site. Isso favorecerá uma mentalidade de comunicação e de inter-relação dentro da Ordem como Fraternidade única. Convidamos, portanto, a todos os Secretários Provinciais ou os encarregados da informação a prestar este serviço os confrades de suas Províncias. Além disso, pedimos aos Secretários e aos encarregados de enviar as notícias, que as enviem também aos mosteiros das capuchinhas contemplativas que estão em sua Província.
Leia Mais ►

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um Novo Tempo na Igreja

Oração, Caridade e Jejum
Iniciam-se hoje o tempo santo da Quaresma e a Campanha da Fraternidade
Leia Mais ►

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENCONTRO DE IRMÃOS

De 13 a 20 de fevereiro estiveram em Roma,os freis Jociel Gomes e Francisco Barros. Frei Jociel foi receber do Postulador Geral Frei Florio Tessari as últimas orientações para a conclusão do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Damião de Bozzano. Estando por lá tiveram a oportunidade de encontrar Os freis Junior e Humberto, que atualmente fazem o curso de Espiritualidade Franciscana.


Frei Jociel com o Postulador Geral Frei Florio Tessari
Freis Francisco, Junior e Jociel Gomes
Freis Francisco, Junior, Jociel e Humberto
Freis Humberto e Jociel  
Leia Mais ►

Dom Magnus participa do Bote Fé Natal

No último dia 10 de fevereiro, nosso Bispo Diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes, participou, na Arena da Praia do Forte, em Natal – RN, cidade escolhida  pela CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do grande show de gravação do DVD oficial da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude – JMJ, pelo Brasil, fruto de uma parceria entre a Igreja e a Sony Music.
Estima-se que cerca de trinta mil pessoas compareceram ao evento, marcado por momentos de louvor, alegria e testemunhos da fé católica.
Nunca a Igreja havia reunido tantos nomes da música católica nacional num mesmo evento. Dentre os mais festejados pelo público: Pe. Zezinho,SCJ, Pe. Fábio de Melo, Pe. Marcelo Rossi, Pe. Reginaldo Manzotti, Adriana, Celina Borges, Ir. Kelly Patrícia, Cantores de Deus, Dunga, Comunidade Shalom e a Banda Rosa de Saron.
Saudado calorosamente por seus irmãos no ministério sacerdotal, dentre os quais o Pe. Fábio de Melo, Dom Magnus retornou à Diocese trazendo-nos o abraço fraterno dos padres Zezinho, Reginaldo Manzotti e Antonio Maria, que não pouparam elogios ao povo de Salgueiro.

Fonte: Suzy Rocha -  Pascom da Diocese de Salgueiro
Fotos: Léo Marques - Site do Padre Fábio de Melo

Dom Magnus e o Pe. Fábio de Melo

Show religioso Bote Fé - Natal-RN

Juventude reunida no Bote Fé - Natal-RN

Pe. Fábio de Melo, Adriana e Pe. Reginaldo Manzotti

Padres Robson, Fábio, Marcelo e Reginaldo Manzotti



Leia Mais ►

domingo, 19 de fevereiro de 2012

OS NOVOS CARDEAIS

O novo Colégio Cardinalício, agora com a presença dos 22 novos membros inseridos pelo Consistório na manhã do sábado, 18 de fevereiro, ouviu o Papa recordar a missão de seus colaboradores mais próximos. O Consistório teve a participação de várias comitivas oficiais de diversos países do mundo. No grupo brasileiro, estava o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando a presidente Dilma Roussef. Bento XVI, durante o rito solene do Consistório, lembrou que “Aos novos Cardeais, é confiado o serviço do amor: amor a Deus, amor à sua Igreja, amor aos irmãos com dedicação absoluta e incondicional – se for necessário – até ao derramamento do sangue, como diz a fórmula para a imposição do barrete cardinalício e como indica a cor vermelha das vestes que trazem. Além disso, é-lhes pedido que sirvam a Igreja com amor e vigor, com a clareza e a sabedoria dos mestres, com a energia e a fortaleza dos pastores, com a fidelidade e a coragem dos mártires. Trata-se de ser servidores eminentes da Igreja, que encontra em Pedro o fundamento visível da unidade”.
Consistorio_1
Na parte da tarde do sábado, os novos cardeais tiveram a oportunidade de receber os cumprimentos das comitivas oficiais, dos familiares e convidados, em dois ambientes do Vaticano: a Sala Paulo VI e o Palácio Apostólico. Dom João Braz de Aviz, único brasileiro do grupo, recebeu seus convidados no hall da Sala Paulo VI. Entre as pessoas que foram saudar dom João estavam o cardeal Claudio Hummes, ex-prefeito da Congregação para o Clero, dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA) e dom Philip E. R. Dickmans, bispo da Diocese de Miracema (TO), além de leigos representantes das diocese de Ponta Grossa (PR) e das arquidioceses de Vitória (ES), Maringá (PR) e Brasília (DF). No domingo, 9h, deu-se a missa com os novos cardeais, presidida pelo papa.
Leia Mais ►

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADE!



O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, nosso querido Dom Luís Pepeu, OFMCap., celebrou no dia 12 de fevereiro de 2012 a 100ª ordenação.
Em sua lista de ordenações ocupou o lugar de nº 100 Dom João Santos Cardoso, ordenado para a Diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí.
As ordenações celebradas por Dom Pepeu estão assim especificadas:
47 Diáconos (39 transitórios e 8 permanentes)
47 Presbíteros
06 Bispos (5 como Sagrante principal e 1 como Co-consagrante).
Primeiros ordenados:
Diácono - Frater Irmael Vieira Moreira, MSF, Recife, dia 21.11.2001
Presbítero - Frei Paulo Sérgio Bezerra Silva,OFMCap., Catolé do Rocha, 27.06.2002
Bispo - Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap., Maceió, 7.10.2004

Alguns registros fotográficos da Ordenação Episcopal de Dom João Santos Cardoso, Bispo de São Raimundo Nonato-PI

D. Fr. Luís Pepeu e D. João Cardoso

Os Pastores rezam a Nossa Senhora

Procissão de entrada

Presbitério

Momento da ladainha de todos os Santos

Imposição das mãos

Imposição com o Evangeliário

Momento da Unção

O clero e a assembleia reunida


Leia Mais ►

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Frades Capuchinhos recebem Ordens Menores

No dia 12 de fevereiro, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em Caruaru-PE, foram conferidas pelo Ministro Provincial, Frei Francisco Barreto, as ordens menores de leitorato e acolitato aos confrades: Fr. Cláudio Simões, Fr. Diniz Ferreira, Fr. Genivaldo Viana, Fr. José Nivaldo e Fr. Tiago Felipe. A estes nossos irmãos, parabéns e votos de uma feliz caminhada rumo ao sacerdócio.
Frei José Nivaldo, Frei Genivaldo e Frei Tiago Felipe
                                                         Frei Cláudio e Frei Diniz
Frei Francisco Barreto, ministro provincial
Momento em que os frades receberam os ministérios  
Frei Francisco Barreto e confrades na celebração
Leia Mais ►

O PAPA BENTO XVI NOMEIA O NOVO BISPO DE PESQUEIRA E O NOVO ARCEBISPO DE CAMPINAS


O papa Bento XVI nomeou na manhã de hoje, 15, para a diocese vacante de Pesqueira (PE), o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles. E para a arquidiocese de Campinas (SP), transferiu o bispo de Mogi das Cruzes (SP), dom Airton José dos Santos.
Dom José Luiz Ferreira Salles nasceu em janeiro de 1957, em Itirapina (SP). Sua ordenação episcopal foi em sua terra natal, em 1985, e a ordenação episcopal foi em 2006, na capital cearense.
Fez Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (SP).
Dom José Luiz já trabalhou nas Missões Populares, foi coordenador da equipe missionária em Garanhuns (PE), administrador paroquial na par[oquia de São Pedro, em Caraúbas, da diocese de Campina Grande (PB) e foi nomeado reitor da Casa de Teologia Inter-Provincial dos Missionários Redentoristas em Fortaleza (2005-2006).
Seu lema episcopal é “Deus é Amor”.
Dom_Jos_Luiz_Ferreira_Salles_3-4
Dom José Luiz
Dom Airton José
Já o novo arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos, nasceu em 1956, em Bom Repouso (MG). Sua ordenação episcopal se deu no dia 02/03/2002, em São Bernardo do Campo (SP). Estudou Filosofia na Faculdade Associadas do Ipiranga (SP) e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP).
Dom Airton foi bispo auxiliar de Santo André (SP), secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância (2007 a 2011).
Dom_Airton_e_o_Papa
                                                                                             Dom Airton José
Fonte: CNBB
Leia Mais ►

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA MISSA NO "MEMORIAL FREI DAMIÃO DO AGRESTE"

No domingo, dia 12, deu-se a primeira missa no terreno onde será construído o Memorial Frei Damião do Agreste, em Caruaru-PE.

A maquete da estátua de Frei Damião que será erguida no local, 
obra do artista J. Caxiado
O povo se abriga debaixo da árvore
Já aconteceram as primeiras confissões no local



Frei Dimas Marleno entusiasta com o projeto
Freis Tiago Felipe e Janailson Gomes animando a celebração
Freis: Carlos Alexandre, Ademir Marques, e os baianos Frei Roberto e Marcos
O povão segura o cruzeiro

Frei Enoque e Frei William
Uma romeira cantando um bendito de Frei Damião
Os freis com o vice-postulador Frei  Jociel Gomes
O vice-postulador e o provincial Frei Francisco Barreto
O povo chegando para o implante do cruzeiro

Frades diante da maquete

O vice-postulador Frei Jociel, o prefeito de Caruaru e sua esposa 
Sr. José Queiroz e Carminha, 
Frei Francisco Barreto e a doadora do terreno Sra. Luíza Dardenne


Leila Dardene e sua mãe Luíza doaram o terreno (de chapéus)
Telma Liége e Jô Mazarollo (da Globo Nordeste)


O implante do Cruzeiro

O prefeito José Queiroz falando ao povo

A Missa foi precedida por uma caminhada saindo do Convento até o terreno  
às  margens da BR 104, em torno de 8km.
Leia Mais ►