quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOVO ARCEBISPO DE FLORIANÓPOLIS

domwilson_02O papa Bento XVI transferiu na manhã de hoje, 28, o bispo de Tubarão (SC), dom Wilson Tadeu Jönck,  SCJ, e o nomeou arcebispo da arquidiocese de Florianópolis (SC). A arquidiocese estava vacante desde janeiro deste ano com a transferência de dom Murilo Krieger para Salvador (BA). Dom Wilson Jönck estudou Filosofia no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque (SC) e Teologia no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Ele tem especialização em Pedagogia e em Psicologia. Antes de ser bispo, dom Wilson foi vigário em Varginha (MG), Pároco em Joinville (SC) e trabalhou como auxiliar na formação de Mestre de Noviço em Jaraguá do Sul (SC). Seu lema episcopal é “Amar é dar a Vida”.
Leia Mais ►

terça-feira, 27 de setembro de 2011

HOJE... Dia 28

Inicia a festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Fraternidade homônima
e do bairro do Pina, em Recife-PE.
Igreja Matriz do Pina
Leia Mais ►

Bienal do Livro

Freis Jociel e Janailson na Bienal do Livro
Centro de Convenções - Olinda-PE
Freis Igor e Janailson num stand
Leia Mais ►

Paisagens do Interior/ PB e RN






Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENCONTRO

Dom Frei Magnus, bispo de Salgueiro-PE, com o Papa
Encontro com os novos bispos em Roma
Leia Mais ►

FESTA de N. Sra. dos Aflitos em Jardim de Piranhas-RN

D. Frei Delson, preside a celebração de encerramento

Celebração de encerramento (fiéis)
O andor da Virgem
Frei Heleno Januário e o ministro provincial Frei Francisco Barreto
Frei Tony Fontoura absorto diante da Virgem
Freis Xavier e Helio Junior com o prefeito e a primeira dama


Leia Mais ►

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CÚRIA GERAL: a mudança para o Colégio


ROMA - Após a reunião do Definitório do mês de junho, desse ano, iniciou-se o paciente e empenhativo trabalho da mudança da Cúria Geral para o Colégio Internacional. De 31/10/2011 até o término dos trabalhos de reestruturação, a Cúria Geral terá sua sede no Colégio Internacional, no Grande Raccordo Anular.
O edifício da Via Piemonte nº 70, é sede da Cúria Geral desde 09/04/1953 depois de ter sido a sede do Mosteiro das Irmãs Capuchinhas que hoje estão na Garbatella. Foi construído entre 1905-1907 no governo do Ministro Geral Frei Bernard Chriesten de Andermat. Para acolher a Cúria Geral ele foi ampliado. Hoje necessita de uma reestruturação, uma limpeza total de todo o material que foi se acumulando-se nos vários depósitos nestes anos. Aos frades da Cúria Geral que ajudaram aos “jovens frades” das Províncias italianas, que de julho a setembro, alternando-se em pequenos grupos, uniram trabalho e oração, partilhando com alegria a vida com os frades da Cúria Geral. Obrigado a todos pela disponibilidade expressa na simplicidade e no cansativo trabalho dessa mudança.
O Colégio também teve um bom trabalho para receber a Cúria Geral, com adaptações, uma nova parede para por os arquivos no grande corredor, um grande depósito na cripta para armazenar todo o material que ficará guardado até o término da reestruturação da Cúria Geral. Ainda falta um pouco de trabalho. Em outubro, após a reunião do Definitório, o arquivo em uso será transferido junto com o que ainda não foi possível transferir.
Até a fim de setembro a Ordem será informada sobre a data do início dos trabalhos cuja duração está prevista para dois ou três anos. Tão logo seja possível informaremos os novos números telefônicos, do fax e o endereço para a correspondência ordinária. Os endereços e-mails dos ofícios não mudam.
Fonte: www.ofmcap.org 
Leia Mais ►

Bento XVI fala do sentido de ser Igreja em meio aos escândalos

O Papa Bento XVI respondeu às perguntas de jornalistas durante o voo que o conduziu de Roma a Berlim, na manhã desta quinta-feira, 22. Juntamente com os jornalistas e a comitiva que o acompanhou durante a sua 21ª viagem apostólica internacional e a terceira à Alemanha, o Santo Padre afrontou o tema da pedofilia e diante disso, fez uma reflexão sobre os reais motivos que levam as pessoas a permanecerem na Igreja.

“Eu diria que é importante reconhecer que, estar na Igreja, não quer dizer fazer parte de uma associação, mas estar na rede do Senhor, que pesca peixes bons e ruins das águas da morte e os conduz às terras da vida. Pode ser que nesta rede estejam próximos a mim os peixes ruins, mas é certo que não estou aqui por estes ou por outros, mas estou porque é a rede do Senhor, que é uma coisa diferente de todas as associações humanas, uma rede que toca o fundamento do meu ser”, disse o Pontífice.

Quando questionado sobre as manifestações contrárias à visita, Bento XVI afirmou que se trata de uma coisa normal em uma sociedade livre marcada pelo secularismo, mas por outro lado, reconheceu que em meio a tudo isso existem pessoas que se alegram com a sua presença.

“Junto com a oposição, que considero natural e esperada, existe tanta gente que me espera com alegria, que espera uma festa da fé, um estar juntos e a alegria de conhecer Deus, o qual nos segura pela mão e nos mostra o caminho”, disse.

Encontro com os luteranos

Bento XVI também falou sobre o tão esperado encontro em Erfurt, o antigo convento de Martin Lutero, onde encontrará membros do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, amanhã, 23.

“Quando aceitei o convite para estar viagem, era para mim evidente que o ecumenismo com os nossos amigos evangélicos deveria ser um ponto forte e central desta viagem”, afirmou o Papa.

O Papa alemão


O Pontífice afirmou que o ser alemão dele ainda é muito forte e acrescentou que inclusive continua lendo mais livros em alemão que em outras línguas. Mas mesmo com esta afirmação, na qual não nega as suas raízes, disse que o cristão pelo batismo nasce de novo em um novo povo, o qual é composto por todos os povos.

“Quando se assume uma responsabilidade suprema neste novo povo, a pessoa se iguala sempre mais a este povo. As raízes se tornam uma árvore e o fato de pertencer a esta grande comunidade da Igreja Católica preenche toda a existência”, afirmou.

Fonte: Canção Nova
Leia Mais ►

Diocese de Pesqueira sedia Assembléia eletiva da Pastoral da Criança Estadual




A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Altoé (Curitiba – PR), participa a partir de amanhã, no Seminário São José, em Pesqueira (PE), da Assembléia Geral da Pastoral da Criança de Pernambuco. Durante o encontro, com a participação dos coordenadores das 10 dioceses do Estado, será apresentado o novo Bispo referencial da PC em Pernambuco – Dom Bernardino Marchió, Caruaru – e eleito o/a coordenador/a estadual para um mandato de 4 anos, com possibilidade de reeleição.
A Assembléia será encerrada no domingo, dia 25, com a celebração dos 20 anos da Pastoral da Criança em Sanharó.


Leia Mais ►

Hoje, Dia do Santo Padre Pio

Leia Mais ►

João Pessoa... 10 anos de Chá Beneficente

Os frades capuchinhos e a equipe de eventos do Santuário Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB, comemoraram os 10 anos do Cha Beneficente, no último dia 14 de setembro, na "Sonho Doce Recepções", contando com a presença de muitos fieis e benfeitores. Nossos parabéns aos freis Gilvan, Achiles e Aureliano e à toda a comunidade de Tambauzinho e frequentadores do nosso santuário na capital paraibana.
 
Leia Mais ►

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ENCONTRO PARA OS FRADES

Local: Convento Coração Eucarístico (Caruaru-PE)
Data: 18-20/10/2011 (chegada p/ o jantar do dia 18)
Tema: "Os novos deslocamentos do Catolicismo e as suas consequências para a Missão na contemporaneidade"
Assessor: Prof. Sérgio Douets Vasconcelos (UNICAP)
Participantes: Todos os frades de votos perpétuos
Leia Mais ►

Bento XVI visita a Alemanha


A Alemanha se prepara para receber, hoje, 22, o papa Bento XVI que visitará neste mês. O pontífice fará, durante três dias, quatro etapas importantes: Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo. O núncio apostólico na Alemanha, dom Jean-Claude Périsset, ressaltou que o significado da visita está contido no lema dessa viagem apostólica: "Onde estiver Deus, há futuro".
Leia Mais ►

Congregação Filhas do Amor Divino em festa pela beatificação das Mártires do Drina

No próximo sábado, dia 24, em Sarajevo (Bósnia Herzegovina) haverá a celebração de beatificação das irmãs: Berchmana Leidenix (austríaca); Krizina Bojanc (eslovena); Jula Ivanisevic (croata); Atonija Fabjan (eslovena) e Bernadete Banja (húngara), mais conhecidas como Mártires do Drina (rio da região dos Bálcãs). 
As irmãs serão as primeiras da congregação Filhas do Amor Divino a serem beatificadas.  Segundo a provincial superiora da congregação Filhas do Amor Divino, da região sul do Brasil, irmã Zoeli Maria Pletsch, um grupo de brasileiros já está em Sarajevo para acompanhar a beatificação das irmãs. “Nós, da Região Sul, acompanharemos a beatificação em um grupo de cinco pessoas, todas religiosas, representando o Brasil. Na congregação da região norte, além de irmãs, irá acompanhá-las alguns leigos”, explicou. Para a irmã Zoeli Pletsch, a preparação espiritual dela para acompanhar a beatificação está sendo enorme. “Estou rezando muito e me preparando psicologicamente e espiritualmente para essa beatificação. As Mártires são um exemplo e uma comprovação pública de que vale a pena viver uma vida santa, uma vida pura. Essa beatificação será o primeiro passo para declará-las santas. É um verdadeiro testemunho a ser seguido por todos”, ressaltou.
Vida e morte
A convite do arcebispo dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da congregação, Madre Francisca Lechner. Em 1911, em Pale, localidade próxima a Sarajevo, abriram um convento, chamado “Casa de Maria”. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperação de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto São José, em Sarajevo. Entretanto a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas. O local ficou conhecido como “o hospital dos pobres”. Em 11 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco irmãs e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas irmãs, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigações e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a irmã Berchmana, com 76 anos de idade, foi morta. As demais irmãs foram conduzidas a Gorazde. A viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija, são 65 quilômetros e durou quatro dias e quatro noites. No dia 15 de dezembro, em Gorazde, após a tentativa de estupro, as irmãs foram assassinadas a facadas e os seus corpos jogados no rio Drina. Para entender melhor o ocorrido, o padre Anto Bakovic escreveu um livro chamado “As Mártires do Drina” contando a sua versão da história. Padre Bakovic tinha 10 anos, à época, quando tudo aconteceu. Ele foi um dos poucos sobreviventes do massacre e a única testemunha viva do fato. Fonte: CNBB. 
Leia Mais ►

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo bispo auxiliar de Brasília-DF

O bispo da Prelazia de São Félix da Araguaia, dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, atual secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi eleito hoje bispo auxiliar de Brasília-DF.
Leia Mais ►

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CNBB Nordeste 2 recebe troféu da Associação da Imprensa de Pernambuco

D. Genival, bispo de Palmares-PE
Presidente da CNBB NE II

Nas comemorações dos 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), várias autoridades e entidades foram homenageadas; entre elas a CNBB Regional Nordeste 2. O presidente e Bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva de França, recebeu em nome da instituição o troféu do Mérito Aurora Pernambucana. O evento ocorreu na quarta-feira, 14, no auditório do Banco Central do Brasil, no Recife, e contou com a presença de jornalistas, radialistas, políticos, autoridades e diretores dos meios de comunicação do nordeste e do Brasil. O presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, acompanhado dos diretores, declarou que esse é um marco nos meios de comunicação e defendeu a liberdade de imprensa. Na mesma noite de comemorações, o presidente da Federação Nacional da Imprensa (FENAI), o jornalista Oliveira Júnior, deu a palavra de abertura do 15ª Encontro Nacional das Associações de Imprensa, que foi realizado dos dias 12 à 14 de setembro em Recife.

Fonte: CNBB NE2
Leia Mais ►

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PARABÉNS!!!

Leia Mais ►

1 ano de Episcopado

Saudamos o Revmo. D. Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap., bispo de Salgueiro-PE, pelo seu primeiro ano de Episcopado.
Leia Mais ►

Jardim de Piranhas em festa

A festa de Nossa Senhora dos Aflitos, padroeira de Jardim de Piranhas-RN está um sucesso. Os freis José Xavier, Hélio Junior e Heleno Januário que compõem a Fraternidade Frei Damião de Bozzano e assumem a administração paroquial estão felizes pelas liturgias que estão sendo realizadas com grande participação dos fiéis. 

A imagem secular da Padroeira
Os fiéis reverenciam a sua padroeira
Frei Xavier, administrador paroquial entre duas fiéis
Frei Hélio Junior, guardião da Fraternidade local
Frei Heleno Januário, diácono
Frei Xavier, Frei Paulo Amâncio e Frei Heleno 
Leia Mais ►

sábado, 17 de setembro de 2011

Impressão das chagas de São Francisco


Leia Mais ►

Em Romaria...

Os freis José Nunes, Jociel Gomes, José Soares, Roberto Fernandes, os noviços e o Grupo Padre Pio de Recife estiveram em romaria, visitando a cidade de Juazeiro do Norte-CE, para participar da festa de Nossa Senhora das Dores e reverenciar a memória de Padre Cícero Romão Batista.

O andor da procissão

A torre da Basílica tornou-se uma cascata de luz
Leia Mais ►

Memorial

Os freis Nunes, Jociel e Mário aproveitaram a ida a Juazeiro do Norte-CE e visitaram o Memorial de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Frei Nunes no local onde era a casa dos pais de Luiz Gonzaga

Freis José Mario, José Nunes e Jociel Gomes
Casa de Luiz Gonzaga em Exu-PE
Leia Mais ►

Paisagens do Sertão

Viajando pelo sertão de Pernambuco, em direção a Juazeiro do Norte-CE, os freis José Nunes, Jociel Gomes e José Mário captaram belas imagens de paisagens e momentos, da natureza a Luiz Gonzaga.


Serra Talhada-PE
Serrita-PE
Local onde acontece a famosa Missa do Vaqueiro
Freis Nunes e Mário com o grupo Padre Pio
O por-do-sol e a cruz
Freis Jociel e Nunes e o diácono João celebram a eucaristia na antiga capela de São João Batista 
tão cantada nas músicas de Luiz Gonzaga
Aniversário de Frei Nunes celebrado na Fazenda Araripe



Capela de São João Batista (vista externa)
Antiga casa de Bárbara de Alencar, heroína republicana cearense


Antigo casarão que pertenceu ao Barão de Exu
Leia Mais ►